Ícones da arquitetura chilena em desenhos axonométricos

Cidade natal do mais recente vencedor do Prêmio Pritzker, Alejandro Aravena, Santiago, Chile está repleta de arquiteturas icônicas. Muitos destes projetos se encontram em áreas urbanas densas, o que dificulta a compreensão geral dos projetos. Para facilitar a visualização dessas obras, compilamos a seguir 11 desenhos axonométricos -- feitos por estudantes do 4° ano de arquitetura da Universidade San Sebastián -- de alguns dos maiores ícones da arquitetura de Santiago do Chile.

1. Edifício Transoceánica / +arquitectos
Estudantes: Patricia Ramirez + Daniela Pavez

Cortesia de Universidad San Sebastián

O projeto deste prédio, feito para ser a sede das empresas Transoceánica, é baseado como parte da implementação de um sistema de eficiência energética que visa reduzir o consumo, melhorar a qualidade dos espaços de trabalho e adotar uma atitude respeitosa em relação ao meio ambiente. (Trecho do memorial do projeto)

2. Edifício Santa Ana / Undurraga Devés Arquitectos
Estudiantes: Jonathan García + Carlos Acuña

Cortesia de Universidad San Sebastián

O novo prédio do Ministério do Desenvolvimento Social se localiza em um terreno complexo. De um lado, a igreja de Santa Ana, uma das mais belas expressões da arquitetura religiosa do século XX no Chile e, de outro, a avenida Norte-Sul, uma das maiores intervenções urbanas dos anos 70 que divide o centro de Santiago em dois. (Trecho do memorial do projeto)

3. Edifício CCU / +arquitectos-Tuca Arqs-Flaño-Tuca-ADN
Estudantes: Cristina Arévalo + Tamara Bravo

Cortesia de Universidad San Sebastián

Além de aproveitar a capacidade do edifício para diversos usos e serviços, nos pareceu que um volume prismático, semelhante a muitos grandes exemplos de arquitetura que revisamos, evitaria que o edifício se esgotasse ou se tornasse "chato" facilmente, graças à sua austeridade e repetição. (Trecho do memorial do projeto)

4. Edifício Cruz del Sur / Izquierdo-Lehmann
Estudantes: Alejandra Hernández + Camila Salinas

Cortesia de Universidad San Sebastián

As torres são vistas de baixo. O triunfo da estrutura sobre a gravidade torna-se tanto mais perceptível e manifesto quanto mais perto chegamos da massa elevada, até desaparecer completamente de nosso alcance visual; e a impressão das dimensões muda com a sensação de perigo, como na vertigem. (Trecho do memorial do projeto)

5. Edifício Resiter / Raimundo Lira Arquitectos
Estudantes: Valentina Medina + Daniela Peñaloza

Cortesia de Universidad San Sebastián

O edifício foi concebido de forma que ambos os volumes fossem harmônicos e entendidos como parte de um conjunto, com a mesma linguagem cúbica do edifício existente, um tratamento de aberturas controladas, vazios interiores e um novo material de revestimento na fachada que respeite o cor e a tonalidade do edifício existente. (Trecho do memorial do projeto)

6. Centro de Inovação UC - Anacleto Angelini / Alejandro Aravena | ELEMENTAL
Estudante: Biffret Díaz

Nossa proposta consistiu em projetar um edifício onde pudéssemos demonstrar pelo menos 4 formas de trabalho: uma matriz de dupla entrada em que uma parte continha trabalho formal e informal e a outra, trabalho individual e coletivo. Além disso, sempre nos pareceu que o contato cara a cara é imprescindível quando se trata de criar conhecimento. Por isso, propusemos muitos lugares onde as pessoas podem se reunir em todo o edifício. (Trecho do memorial do projeto)

7. Edifício Manantiales / Izquierdo-Lehmann-Lira-Peñafiel
Estudantes: Marcelo Riffo + Fernando Ahumada

Cortesia de Universidad San Sebastián

Queríamos projetar o edifício como um volume simples e claro, consistindo principalmente de uma torre de 17 andares em forma de paralelepípedo regular que repousa diretamente no chão em um canto aberto voltado para uma praça e parcialmente envolvida por um volume menor e fechado, de 10 andares. (Trecho do memorial do projeto)

8. Edifício AryS / Peñafiel Arquitectos
Estudante: Elberth Cea

Cortesia de Universidad San Sebastián

Os clientes fizeram um pedido especial. Eles nos pediram um edifício que não se parecesse com uma torre de escritórios e que fosse mais "como uma casa". Tentando descobrir o que isso poderia significar, começamos com a torre de escritórios. O que eles não queriam era o típico edifício de vidro com todos os lados iguais e que poderia estar em qualquer lugar do mundo. Um edifício onde o interior foi ligado ao exterior apenas pelo sentido da visão. (Trecho do memorial do projeto)

9. Edifício Costanera Lyon / Simonetti-Stewart
Estudante: Rubén Salinas

Cortesia de Universidad San Sebastián

Estávamos à procura de um volume único que fosse fácil de aquecer ou resfriar sem a necessidade de adicionar camadas ou consumir muita energia. Partimos da imagem arquetípica de um cubo maciço com aberturas organizadas de maneira sistemática, como um primeiro protótipo. Então, alongamos as aberturas verticalmente, rompendo qualquer relação entre estas e o número de pavimentos do edifício. (Trecho do memorial do projeto)

10. Edifício Nueva Vitacura / Klotz-Alvano-Riquelme
Estudantes: Rubén Calderon + Franco Mora

Cortesia de Universidad San Sebastián

Para gerenciar este projeto relacionado ao mercado imobiliário e aos arquitetos, foi necessário trabalhar conjuntamente para satisfazer ambas as partes interessadas. O edifício apresenta quatro níveis de estacionamento, dois níveis de espaços comerciais e outros 12 pavimentos de escritórios. (Trecho do memorial do projeto)

11. Edifício El Golf / Izquiero-Lehmann-Lira-Peñafiel
Estudantes: Jesús Burgos + Felipe Hernández

Cortesia de Universidad San Sebastián

Estamos entrando em um contexto urbano de caos formal e volumétrico, por isso optamos por definir o corpo do edifício como um paralelepípedo regular com uma estrutura simétrica, determinada por uma otimização razoável do uso do solo dentro dos parâmetros estabelecidos pela legislação vigente. (Trecho do memorial do projeto)

Sobre este autor
Cita: Mora, Pola. "Ícones da arquitetura chilena em desenhos axonométricos" 10 Dez 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/801013/icones-da-arquitetura-chilena-em-desenhos-axonometricos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.