Estudio Flume ganha o Global Innovation Camp 2016

Um protótipo de construção de baixo custo para pequenos produtores, desenvolvido pelos arquitetos Noelia Monteiro, Julia Marini, Christian Teshirogi e Desy Frezet, do Estúdio Flume, foi o vencedor da edição 2016 do prêmio Call for Solutions, promovido pela Fondazione Giacomo Brondolini, da Itália. Participaram projetos de todo o mundo, e critérios como o potencial para a criação de impacto positivo, o envolvimento entre comunidade local e ecossistema e a potencialidade de replicação foram levados em consideração.

Estudio Flume ganha o Global Innovation Camp 2016  - Fachada, Cadeira, Jardim, Aido
Cortesia de Estudio Flume
Estudio Flume ganha o Global Innovation Camp 2016  - Viga, Bancada, Terraço, Corrimão
Cortesia de Estudio Flume

O projeto brasileiro foi escolhido por oferecer um primeiro passo para desenvolver indivíduos e comunidades autossustentáveis, auxiliando na diminuição da pobreza. A equipe do Estúdio Flume observou as diversas funcionalidades do Babaçu, planta comum em regiões de forte êxodo rural, utilizando a fibra no revestimento e proteção da construção. O abrigo serve de base para o estabelecimento das unidades produtivas vinculadas à agro-floresta, como beneficiamento de sementes, viveiro de mudas, extração polpa, entre outras. A modulação prevê uma unidade contemplando depósito e áreas molhadas (banheiros e copa).

São 3 os pilares do protótipo, (1) o uso de matérias-primas locais, de fácil acesso e baixo custo (2) a agilidade na construção, que é modular, permitindo o crescimento das unidades e sua fácil replicação e (3) o armazenamento de água pluvial durante a estação das chuvas.

Perspectiva Explodida

O abrigo de 46 m² foi projetado em estrutura de madeira e fechamento em palha de Babaçu, incentivando o total aproveitamento da palma que já é explorada pelos produtores da região do Maranhão para extração de óleo e derivados. Quando o projeto for escalado para implementação em outras regiões do país, a matéria-prima deverá ser adaptada, seguindo a mesma lógica, da resistência e abundancia, podendo ser utilizado de forma consciente.

Estudio Flume ganha o Global Innovation Camp 2016  - Imagem 6 de 15
Trançado em babaçu. Image Cortesia de Estudio Flume
Estudio Flume ganha o Global Innovation Camp 2016  - Imagem 7 de 15
Quebra do babaçu. Image Cortesia de Estudio Flume

Baseados em princípios bioclimáticos, o piso se eleva do nível do terreno e a cobertura é dupla, criando um colchão de ar e mantendo o ambiente interno naturalmente mais fresco, solução indicada para regiões do nordeste que atingem diariamente temperaturas elevadas.

A cobertura em forma de “V”, longe de ser um capricho estético, otimiza a captação da água pluvial, direcionando-a ao reservatório, interligado ao sistema de irrigação por gotejamento. Assim os produtores podem administrar os recursos hídricos durante o período de seca.

Estratégia Bioclimática

A construção modular prevê que, após a instalação da estrutura mínima, os beneficiários do projeto possam, de acordo com as instruções de montagem, ampliar a construção conforme demanda de espaço.

Módulos
  • Arquitetos

    Ana Lúcia Hizo, Christian Teshirogi, Natália Albuquerque, Nathália Appel e Noelia Monteiro
  • Ano do projeto

    2016
  • Fotografias

    Cortesia de Estudio Flume

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: Eduardo Souza. "Estudio Flume ganha o Global Innovation Camp 2016 " 30 Nov 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/800554/estudio-flume-ganha-o-global-innovation-camp-2016> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.