O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Concursos
  3. Segundo lugar no concurso nacional para a nova sede do CAU/BR + IAB/DF

Segundo lugar no concurso nacional para a nova sede do CAU/BR + IAB/DF

Segundo lugar no concurso nacional para a nova sede do CAU/BR + IAB/DF
Segundo lugar no concurso nacional para a nova sede do CAU/BR + IAB/DF, Cortesia de Arquea Arquitetos
Cortesia de Arquea Arquitetos

Após a divulgação do resultado para o Concurso nacional para a nova sede do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) e o Instituto dos Arquitetos do Brasil – Departamento Distrito Federal (IAB-DF), apresentamos a proposta que obteve a segunda colocação. 

Veja o projeto completo a seguir.

“Esta Arquitetura, cuja materialidade é uma ideia construída, cujo tempo é construído pela luz, e cujo espaço é construído pela gravidade, é a Arquitetura que chamo de essencial.” (BAEZA, Alberto Campo, 2.ed, A Ideia Construída, Caleidoscópio, 2008).

Cortesia de Arquea Arquitetos
Cortesia de Arquea Arquitetos

A estratégia de ocupação é simples e clara, busca-se a continuidade da cidade. Assim, a edificação surge apoiada sobre um grande podium, volume contínuo, de estrutura leve, ocupando a metade do lote. O espaço aberto restante permite a continuidade do espaço público, livre, do começo ao final do lote.

Este espaço aberto é composto de dois níveis. Um, mais silencioso, onde se dá o acesso principal, monumental, sobre o espelho d’agua junto a vazios que iluminam os níveis inferiores. Caminhando, naturalmente encontra-se a escada de acesso ao nível inferior, onde se situa um grande pátio que se abre ao céu. Este é o espaço onde ocorrem os encontros, pode-se conversar, tomar um café, uma cerveja, ver uma exposição ou uma apresentação de música no auditório. Organizando o espaço, uma circulação avarandada conecta o pátio cultural com o pátio das bandeiras, lugar onde luz e texturas são controladas, onde a arquitetura conduz aos sentimentos de serenidade, correção e respeito. 

Cortesia de Arquea Arquitetos
Cortesia de Arquea Arquitetos

Para organizar o programa de necessidades dividiu-se o projeto em dois elementos de características opostas:

Diagrama
Diagrama

Um pesado, o podium, uma base pétrea assentada no solo como se dele nascesse (volume estereotômico). Executado em concreto pigmentado na cor da própria terra, abriga as áreas culturais, de encontro e plenárias. Funções base para construção de ideias e conceitos, portanto são os alicerces conceituais do projeto.

Outro leve, elemento ósseo, pousado delicadamente sobre o podium, (volume tectônico), surge composto de uma fina estrutura metálica e fechamentos em vidro, abriga as áreas de escritório. É a arquitetura da luz, que protege-se do seu excesso através de uma varanda sombreada por brises metálicos que formam uma fina casca permeável de proteção solar.

Entre a pele de vidro e os brises metálicos, criou-se uma varanda,  nela um espelho d’água percorre todo perímetro do edifício, gerando um microclima mais úmido e ameno, minimizando o uso de refrigeração mecânica. Este espaço, herança das generosas varandas dos casarões coloniais, faz também importante referência aos peristilos presentes nos palácios criados por Niemeyer para Brasília

Cortesia de Arquea Arquitetos
Cortesia de Arquea Arquitetos

O ritmo dos pilares, a simetria, e o acesso feito precisamente no meio do edifício por uma passarela sobre o espelho d’agua, constroem através elementos clássicos o sentimento de monumentalidade e identidade pretendido.

Buscou-se uma solução simples e econômica para vencer a gravidade. A estrutura será mista, o podium em concreto armado recebe os espaços que necessitam de pé-direito e vãos maiores. Já os três pavimentos seguintes são em estrutura metálica de vãos econômicos que proporciona rapidez de execução e menor peso sobre a base em que se apoia.

Cortesia de Arquea Arquitetos
Cortesia de Arquea Arquitetos

O projeto proposto para sede do IAB/DF+CAU/BR utiliza um conjunto de conceitos e elementos já conhecidos na arquitetura, entretanto buscou-se a combinação exata, um projeto que não possui nada a mais e nem a menos do que o essencial para clara compreensão da ideia e criação da beleza.

Autores: Bernardo Richter, Fernando Caldeira de Lacerda e Pedro Amin Tavares
Arquitetos: Helena Engelhardt, Priscila Vicentim e Guilherme Figueiredo
Consultor: Eng. Lauro Grollmann

Veja também:

Divulgado o resultado do concurso nacional para a nova sede do CAU/BR + IAB/DF

Primeiro lugar no concurso nacional para a nova sede do CAU/BR + IAB/DF

Ver a galeria completa

Sobre este autor
Eduardo Souza
Autor
Cita: Eduardo Souza. "Segundo lugar no concurso nacional para a nova sede do CAU/BR + IAB/DF" 24 Nov 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/799969/segundo-lugar-no-concurso-nacional-para-a-nova-sede-do-cau-br-plus-iab-df> ISSN 0719-8906