Neri Oxman + Mediated Matter criam apiário sintético para combater mortes em colônias de abelhas

Designer e arquiteto Neri Oxman e o Grupo Mediated Matter anunciaram seu último projeto: o Apiário Sintético. Com o objetivo de combater perdas massivas nas colônias de abelhas que vem ocorrendo nos últimos anos, o apiário explora as possibilidades de construir ambientes controlados e internos que permitiriam que as abelhas prosperassem durante todo o ano.

Em setembro de 2016, O Serviço de Vida Selvagem e Peixes dos Estados Unidos acrescentaram sete nomes à lista de espécies ameaçadas de extinção, após a publicação do relatório financiado pela ONU divulgado em fevereiro sobre os 40% das espécies polinizadoras invertebradas (que incluem as abelhas e borboletas) que estão em perigo de extinção. Abelhas possuem um papel fundamental nos ciclos reprodutivos de muitas espécies vegetais, e de acordo com Mediated Matter, se as mortes continuassem no ritmo atual, haveriam impactos severos para o bem estar do homem e do meio ambiente.

Neri Oxman + Mediated Matter criam apiário sintético para combater mortes em colônias de abelhas - Mais Imagens+ 6

“É hora que a inclusão dos apiários - naturais ou sintéticos - para estas 'espécies chave' sejam considerados uma exigência básica para qualquer programa de sustentabilidade,” comenta Oxman.

Desenvolvendo o Apiário Sintético, Mediated Matter estudou os hábitos e necessidades das abelhas produtoras de mel, determinando a quantidade exata de luz, umidade e temperatura necessária para estimular um ambiente de primavera constante. A partir daí, projetaram um espaço sem perturbações onde abelhas recebem pólen sintético e água açucarada, e podem ser avaliadas regularmente para acompanhar sua saúde.

Instalação de Colmeia de Abelhas no ambiente de Apiário Sintético. Imagem © The Mediated Matter Group
Instalação da colmeia de abelhas e monitoramento do ambiente de Apiário Sintético. Imagem © The Mediated Matter Group

No experimento inicial, o ciclo natural das abelhas produtoras de mel provou se adaptar ao novo ambiente, a medida que abelha rainha que teve êxito em botar ovos no apiário. Essas abelhas mostraram a habilidade de agir normalmente no ambiente, sugerindo que o cultivo natural de espaços artificiais pode ser possível em muitas escalas, "do organismo à escala de construção civil." 

"No centro deste projeto está a criação de um ambiente completamente sintético que permite pesquisa controlada de grande escala sobre as colmeias", explicam os projetistas.

“Como demostrado no vídeo aos 2:33, ovos são depositados no apiário, indicando uma combinação perfeita de temperatura, umidade, luz e nutrição das rainhas. Isso prova a habilidade de mudar todo o ciclo de comportamento das abelhas, fora do período de inverno e dentro da constante primavera, e é uma primeira demostração de vida sustentável em um apiário completamente sintético. O objetivo a longo prazo é integrar biologia em um novo tipo de ambiente arquitetônico, e a partir daí a cidade, para o benefício de humanos e organismos eussociais."

Imagem microscópica da cera de abelha. Imagem © The Mediated Matter Group
Imagem microscópica de uma ala da colmeia de abelhas. Imagem © The Mediated Matter Group
Imagem microscópica do mel . Imagem © The Mediated Matter Group

Mediated Matter optou por pesquisar as abelhas produtoras de mel não apenas por sua perda recente de habitat natural, mas também por sua habilidade de trabalhar junto para criar sua própria arquitetura, um tópico que o grupo tem explorado em suas pesquisas em fabricação biológica digital aumentada, incluindo o emprego de bichos-da-seda para criar objetos e ambientes nas escalas de produto, arquitetura, e até urbanas.

“O Apiário Sintético faz a conexão entre as escalas do organismo e da construção ao explorar 'espécies-chave': as abelhas. Muitas comunidades de insetos apresentam comportamento coletivo conhecido como "pulular", priorizando a sobrevivência do grupo em relação à própria sobrevivência, enquanto trabalha constantemente para alcançar objetivos comuns. Frequentemente, grupos destes organismos eussociais alavancam comportamento coletivo para construção de escalas relativamente grandes. Por exemplo, formigas criam uma rede extremamente complexa de túneis, vespas criam intricados ninhos de papel com materiais provenientes de áreas do entorno e abelhas depositam a cera para criar as complexas estruturas das colmeias."

"As abelhas são organismos modelos por sua relação histórica entre humanos e suas comunidades."

Estrutura da colmeia com mel visível e construção de cera no ambiente de Apiário Sintético. Imagem © The Mediated Matter Group
Instalação da colmeia de abelhas e monitoramento do ambiente de Apiário Sintético. Imagem © The Mediated Matter Group

Com o sucesso do programa inicial do Apiário Sintético, Mediated Matter espera que ambientes biológicos vão começar a ser regularmente integrados nos assentamentos urbanos e arquitetônicos, para o benefício de ambos humanos e organismos eussociais como as abelhas.

Imagens microscópicas da abelha do mel e, Apis mellifera. Imagem © Dr. James Weaver (Wyss Institute, Harvard University)

Créditos

Pesquisa e Projeto: Mediated Matter Group no Laboratório de Mídia do MIT
Pesquisadores Principais: Markus Kayser, Sunanda Sharma, Jorge Duro-Royo, Christoph Bader, Dominik Kolb, and Prof. Neri Oxman (Group Director)
Colaboradores: The Best Bees Company: Dr. Noah Wilson-Rich, Philip Norwood, Jessica O’Keefe, Rachel Diaz-Granados; Dr. James Weaver (Wyss Institute); Dr. Anne Madden (North Carolina State University); Space Managers Andy and Susan Magdanz; and Daniel Maher
Videographers: James Day and the Mediated Matter group
Instalações Laboratório de Mídias: Jessica Tsymbal and Kevin Davis
MIT EHS: Lorena Altamirano

A equipe dos Apiários Sintéticos deseja agradecer à Mori Building Company pelo seu generoso patrocínio a este projeto, bem como reconhecer o Mori Art Museum e Loftworks pelo seu apoio.

via Neri Oxman e Mediated Matter.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Lynch, Patrick. "Neri Oxman + Mediated Matter criam apiário sintético para combater mortes em colônias de abelhas" [Neri Oxman + Mediated Matter Create Synthetic Apiary to Combat Honeybee Colony Loss] 14 Nov 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Santiago Pedrotti, Gabriel) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/799072/neri-oxman-plus-mediated-matter-criam-apiario-sintetico-para-combater-mortes-em-colonias-de-abelhas> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.