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Propostas cidadãs de conexões cicloviárias são aprovadas e viram projeto em São Paulo

Propostas cidadãs de conexões cicloviárias são aprovadas e viram projeto em São Paulo
Propostas cidadãs de conexões cicloviárias são aprovadas e viram projeto em São Paulo, Ciclovia da Avenida Faria Lima, São Paulo. Image © Wilfredorrh, via Flickr. Licença CC BY-NC-ND 2.0
Ciclovia da Avenida Faria Lima, São Paulo. Image © Wilfredorrh, via Flickr. Licença CC BY-NC-ND 2.0

Mais do que acompanhar as políticas públicas, é preciso atuar proativamente. E é nesse sentido que cidadãos de São Paulo se mobilizaram para propor novas conexões para a ciclovia “Ceagesp-Parque Ibirapuera” – conhecida como Ciclovia da Faria Lima, mas que hoje já vai muito além da avenida de mesmo nome.

Em 2016, quase 1 milhão de viagens por bicicletas terão sido feitas em apenas um dos trechos por onde passa a ciclovia, segundo estimativa baseada em dados da Prefeitura de São Paulo e da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). Como o potencial é que tal uso aumente e como existem outros eixos cicloviários no entorno, a Ciclocidade e o GT de Mobilidade do CADES Pinheiros (Conselho Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável) apresentaram no dia 13/9, durante a reunião trimestral do Grupo de Gestão da Operação Urbana Consorciada Faria Lima, uma solicitação para que importantes conexões cicloviárias sejam realizadas na nova estrutura.

Dentre as propostas, estão:

  • conexão com a avenida Jaguaré por meio de uma nova ciclovia sobre a Ponte Jaguaré;

  • conexão com as ciclovias da Universidade de São Paulo por meio de uma nova infraestrutura cicloviária sobre a Ponte Cidade Universitária e via a ciclopassarela ao lado da Ponte Bernardo Golfard, que já foi discutida e planejada;

  • conexão com a ciclovia da avenida Eliseu de Almeida por meio das obras mencionadas acima e de novas infraestruturas cicloviárias nas ruas Butantã e Alvarenga;

  • conexões até as estações Butantã (Metrô/Ônibus) e Pinheiros (Metrô/CPTM/Ônibus) por meio de novas infraestruturas cicloviárias que cheguem nestes locais e também permitam pedalar no seu entorno;

  • melhorias na iluminação, arborização e sinalização ao longo dessa ciclovia.

Fonte: prefeitura.sp.gov.br
Fonte: prefeitura.sp.gov.br

O pedido foi aprovado por unanimidade pelo grupo gestor e as solicitações seguiram para detalhamento de projeto e análise. Diversos conselheiros elogiaram os pedidos e a sua fundamentação, bem como a atuação das duas entidades neste grupo gestor e em outros fóruns.

O mapa com as propostas pode ser visto na imagem acima e o documento completo, já com detalhamento financeiro, pode ser visto neste link. O detalhamento do projeto deverá ser analisado e deliberado na próxima reunião do Grupo de Gestão da Operação Urbana Consorciada Faria Lima, em dezembro.

Na mesma reunião, o GT de Mobilidade do CADES entregou um Plano Conceitual de Corredores Verdes para a Operação Urbana Faria Lima. As propostas do plano também podem ser vistas no link para o documento completo. O plano de corredores verdes contou com o apoio da Ciclocidade e de mais outras 20 entidades.

Tais avanços representam grandes conquistas para a conectividade da rede cicloviária e para a saúde da população. O financiamento está disponível via Operação Urbana, que tem como um dos objetivos promover melhorias estruturais, sociais e ambientais.

Via: Vá de Bike

Cita: Ciclocidade. "Propostas cidadãs de conexões cicloviárias são aprovadas e viram projeto em São Paulo" 06 Nov 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/798535/propostas-cidadas-de-conexoes-cicloviarias-sao-aprovadas-e-viram-projeto-em-sao-paulo> ISSN 0719-8906