Serpentine Gallery nomeia Richard Rogers e David Adjaye para comitê consultivo e anuncia exposição de Zaha Hadid

O Serpentine Gallery anunciou um novo processo para a seleção de arquitetos para seu bem sucedido programa Summer Serpentine Pavilion.

Nos 16 primeiros anos do evento, as comissões anuais foram selecionadas pela fundadora do programa e ex-diretora do Serpentine Gallery, Julia Peyton-Jones, que deixou seu cargo no início deste ano para dar seguimento a projetos independentes ligados a arte e arquitetura contemporânea. Em seu lugar entraram a nova CEO do Serpentine Gallery, Yana Peel, e o diretor artístico, Hans Ulrich Obrist, que liderarão um comitê consultivo composto pelos arquitetos Richard Rogers e David Adjaye.

‘Vision for Madrid’, Spain, 1992. Image © Zaha Hadid Architects. Courtesy of Serpentine Galleries

Iniciando na edição de 2017, um grupo de arquitetos sera convidado a enviar propostas para o pavilhão principal e summer houses, entre as quais o comitê consultivo selecionará os vencedores. Os nomes dos selecionados serão divulgados no início do próximo ano. 

O novo formato é parte de uma iniciativa que pretende expandir o alcance da galeria através da ampliação das exposições e de uma nova ênfase em "artistas, público, tecnologia, parcerias, inovação e acessibilidade para todos."

Zaha Hadid: Hafenstrasse Development Hafenstrasse Development, Hamburg, Germany 1989. Image © Zaha Hadid Architects. Courtesy of Serpentine Galleries

Além disso, foi anunciada também uma grande exposição de trabalhos recentes de Zaha Hadid, que estava sendo planejada em parceria com a arquiteta antes de ela falecer em março deste ano. A mostra apresentará uma série de pinturas, desenhos, esculturas, instalações e modelos digitais raros de Hadid, além de uma coleção de cadernos de desenhos inéditos da arquiteta.

"Zaha Hadid disse uma vez que 'não deveria haver fim para a experimentação', e isso se tornou um mantra para a equipe do Serpentine", comentaram Peel e Obrist em uma conferência de imprensa. 

"Esta é a razão pela qual continuamos a atrair artistas para o centro de tudo o que fazemos, cruzando disciplinas, inovando e alcançando novos públicos."

Zaha Hadid: Sketch Selection from Sketchbook 2001. Image © Zaha Hadid Architects. Courtesy of Serpentine Galleries

Via Serpentine Galleries.

Sobre este autor
Cita: Lynch, Patrick. "Serpentine Gallery nomeia Richard Rogers e David Adjaye para comitê consultivo e anuncia exposição de Zaha Hadid" 26 Out 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Helm, Joanna) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/798121/serpentine-gallery-nomeia-richard-rogers-e-david-adjaye-para-comite-consultivo-e-anuncia-exposicao-de-zaha-hadid> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.