Escola Serrano / Franco Piccini

© Walter Salcedo

Escola Serrano / Franco Piccini - Mais Imagens+ 24

Autor: Franco Piccini
Localização: Caña de Ámbar 1465, Santa Fé, Argentina
Cliente: Ministério da Educação da Prov. De Santa Fe- Región 6ta / Referente Flavio Gianetti
Ano Projeto:
2010
Construção: Dezembro 2010 - Junho 2011
Construtora: Adobe S.A.
Superfície : 150m2 (cobertos) 53m2 (semicobertos)
Fotografia: Walter Salcedo, Franco Piccini

No exato limite em que a cidade se desfaz para transformar-se em um campo aberto. Onde indústrias, galpões e estruturas abandonadas misturam-se com precários assentamentos, moradias de metal, papelão e tijolo, o projeto aparece.

Cortesia Franco Piccini

Ele consiste na construção de duas salas de aula anexas ao setor correspondente ao ensino médio. Percebe-se uma falta total de identidade do edifício existente, não havendo lógica de continuidade entre as sucessivas construções que conformam o conjunto.

© Walter Salcedo

Mesmo com os esforços dos alunos em dotar de cor o pátio, através de murais nas suas paredes, não foi possível abater o cinza imperante. Desde a rua e bairro, a deterioração esfumaça a presença do edifício.

© Walter Salcedo

A intervenção modifica a percepção do estabelecimento, tanto no seu interior quanto no seu exterior, sugerindo uma forma de atuar em intervenções futuras.

São utilizados telhas e tijolos cerâmicos de diferentes características e medidas.

© Walter Salcedo

O mesmo laranja que predomina na imagem que se observa ao circular pelo bairro. O mesmo tijolo, porém agora, transgredindo sua natureza portante é utilizado como filtro entre as diferentes áreas. O muro não divide espaços mas regula a forma como eles se relacionam.

Todos os materiais utilizados requerem escassa manutenção.

Muro Pátio

A escada, conexão entre térreo existente e planta superior nova, localiza-se no ponto leste da galeria e configura a relação entre as escolas primárias e secundárias. Seu corrimão é a continuação do guarda-corpo da galeria na planta superior. O mesmo material continua até o setor da escola primária definindo o limite entre ambos pátios conferindo continuidade a todo o desenvolvimento da intervenção, como se ela mesma fosse parte de todo o bairro o qual é introduzido na escola.

© Walter Salcedo

© Walter Salcedo

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Molinare, Alexandra. "Escola Serrano / Franco Piccini" [Escuela Serrano / Franco Piccini] 14 Out 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/797054/escola-serrano-franco-piccini> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.