Click a Pé Kids no Circo dos Sonhos

Passeios para fotografar as cidades – o “Click a Pé” chegou à 11ª edição em setembro. Ao longo de quase um ano, a organização do projeto percebeu que é uma constante a participação dos filhos pequenos de fotógrafos profissionais e amadores que compõem o público das expedições, já que elas acontecem sempre aos domingos. Com a proximidade do Dia das Crianças, veio a pergunta: porque não uma saída fotográfica especialmente para essa turminha? E assim, o Click a Pé ganha uma versão Kids no próximo domingo (09), em pleno Circo dos Sonhos. A família toda está convidada, claro!

Será na unidade Vermelha, no Shopping Tamboré (Avenida Piracema, 669, Tamboré, Barueri – SP). Para os inscritos em www.clickape.com.br e devidamente identificados com as pulseiras do projeto, o percurso começa às 14 h, quando picadeiro, arquibancadas e área externa poderão ser clicados. Dez sortudos terão a chance de registar os bastidores, do momento da maquiagem ao aquecimento dos artistas e tudo mais que acontece atrás das cortinas. Haverá sorteios também de cases da marca sueca Thule para câmera instantânea, livros da Editora Photos (entre eles, um guia para fotografar crianças, o “100% KID”) e camiseta infantil do Projeto São Paulo City. Na sequência, às 16 h, terá início o espetáculo em cartaz – “O Sonho Vai Começar” – que também poderá ser fotografado (mas sem o uso de tripé). O público do Click a Pé pagará meia entrada: R$ 15 para os assentos na lateral e R$ 25 para os do meio. O show tem duração de 1 h 50, incluindo 15 minutos de intervalo.

Assim como nas edições anteriores (Minhocão I região da Praça da Sé I Museu de Arte Contemporânea de São Paulo e Parque do Ibirapuera I Pinacoteca e Parque da Luz I Bixiga I região da República I Liberdade I Allianz Parque I Instituto Biológico e Cinemateca I Memorial da América Latina I Estações da Linha 4-Amarela), a próxima conta com a presença especial da fotógrafa Mariana Orsi, idealizadora do projeto, e de outros quatro fotógrafos, atuando como “monitores”. Eles garantem a organização do passeio, dão dicas e tiram dúvidas dos participantes sobre macetes técnicos e ainda apresentam detalhes e curiosidades do destino escolhido, contribuindo assim para a conceituação das fotos. Na equipe Click a Pé, também estão os fotógrafos Michelle Moll (@nakedfotografia), Júlio Acevedo (@julioacevedofotografia), Marcello Orsi (@marcelloorsi) e João Paulo Oliveira (@jpimage_arq).

O projeto tem a intenção, por meio da fotografia, de promover uma redescoberta das cidades, assim como incentivar a ocupação do espaço urbano, apurar o olhar sobre o entorno e ainda reunir pessoas com interesses em comum, fomentando a discussão sobre arquitetura, urbanismo, história etc. Os destinos abrangem desde os cartões postais a lugares inusitados e até inacessíveis ao público em geral. Após 12 passeios, as melhores imagens serão reunidas em uma exposição e livro, em dezembro de 2016.

No começo de julho, o “Click a Pé” ganhou edição extra no bairro paulistano do Ipiranga, apresentada pela Stella Artois e Casa Rauric. Em um único dia, foram produzidas milhares de fotos com o cálice da cerveja belga inserido nos ambientes de um antigo convento. Desse montante, mais de 400 ganharam exibição – em formato polaroid - no Coletivo Stella Artois, que ocupou um palacete tombado em Campos Elíseos entre 20 e 21 de julho e teve a fotografia como tema. A proposta do evento foi reunir artistas que tenham deixado alguma história pela qual serão lembrados e transformar estes enredos em uma experiência para ser vivida ao vivo.

Mais sobre o Circo dos Sonhos e o espetáculo “O Sonho Vai Começar” (www.circodossonhos.com)

A Circo dos Sonhos conta com duas unidades itinerantes que viajam por todo o Brasil. Desde 2004, são 2,8 milhões de expectadores. O espetáculo “O Sonho Vai Começar” é fruto da parceria com o embaixador do circo brasileiro, o ator Marcos Frota. São mais de 60 profissionais envolvidos, entre eles, 30 artistas brasileiros com talento de nível internacional. A trupe traz malabaristas, equilibristas, contorcionistas, mágicas e muita palhaçada. “Esse é um espetáculo criado para toda a família com muito carinho. Um espetáculo lúdico que oferece aos adultos a oportunidade de voltarem a ser crianças. O programa ideal para as criançada!” – afirma Frota. Evoluções espetaculares de contorção, força e delicadeza que as belas artistas desenvolvem nos tecidos e na lira são algumas das atrações surpreendentes que o Circo dos Sonhos apresenta. O momento mais divertido do show é garantido pelos palhaços Maskarito e Kuxixo, que interagem com o público em números cômicos e prometem levar a plateia às gargalhadas. Tudo acontece dentro do sonho de uma garotinha, despertada por um mágico que a leva para a lua. Nesse ambiente de sonhos, a plateia é convidada a viver essa aventura no fantástico e maravilhoso mundo do circo. Aquela menina que outrora estava desanimada, agora assiste empolgada ao espetáculo sentada na Lua, de onde vez ou outra desce para contracenar com os artistas circenses. A criação é da família Jardim, com mais de 30 anos de tradição, que hoje possui dois circos que viajam pelo Brasil e o único circo fixo na cidade de São Paulo, onde funciona sua sede. Nos três circos, trabalham mais de uma centena de pessoas, entre elenco, produtores, carpinteiros, serralheiros e muitos outros profissionais envolvidos na produção de três espetáculos de sucesso.

Mais sobre MARIANA ORSI (www.marianaorsi.com.br):

Mariana Orsi é fotógrafa de arquitetura e idealizadora do Click a Pé. A vocação para as lentes despontou no início da faculdade de Arquitetura e Urbanismo. A formação acadêmica e a pós-graduação em Arquitetura Contemporânea pela Universidade Presbiteriana Mackenzie acabaram por nortear sua produção fotográfica. Além de projetos de arquitetura e interiores, também registra cenas urbanas e a relação do homem com a cidade. Seus ensaios estão nos principais veículos nacionais e internacionais da mídia especializada, como Architectural Digest, Casa Vogue, Casa e Jardim, Casa Cláudia e Arquitetura & Construção, entre outros. Em 2015, criou o projeto de passeios fotográficos Click a Pé, que reúne por edição cerca de 300 pessoas. Em 2016, participou do Coletivo Stella Artois, apresentado o ensaio “Detalhes”, composto de fotos de um palacete localizado na esquina da Alameda Nothmann com Rua Guaianazes. Construído em 1918, o casarão é tombado pelo Patrimônio Histórico e sua história se entrelaça com a de famílias de barões do café entre o fim do século XIX e XX. Os cliques registram a luz natural que invade a residência entre o começo da manhã e o pôr do sol, suas variações de intensidade e o verde das jabuticabeiras centenárias do jardim ao redor. Também há as imagens que tomam emprestadas peças da cenografia do evento, forjando o diálogo entre a arquitetura clássica do palacete e o design contemporâneo de Felipe Potti para a Prototyp& Chão de Fábrica. Também estão no ensaio as fotografias reveladoras de um outro morar, pontuado, por exemplo, pelas maçanetas rebuscadas e azulejos revestindo até o teto da cozinha, assim como o registro de detalhes ainda presentes na estrutura do casarão ou diluídos no contexto dos ambientes, que, vistos de tão de perto ou em perspectiva, podem ganhar do público outras representações e significados.

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Click a Pé Kids no Circo dos Sonhos " 07 Out 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/796911/click-a-pe-kids-no-circo-dos-sonhos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.