Schmidt Hammer Lassen projeta um "pavilhão nuvem" na orla de Xangai

O sucesso do pavilhão temporário acarretou rende ao escritório dinamarquês Schmidt Hammer Lassen (SHL) a comissão de uma versão permanente de sua proposta original. Situado na orla do rio Huang Pu no distrito de West Bund de Xangai, o novo espaço de artes e eventos, chamado 'Cloud Pavilion', foi projetado de modo a parecer flutuar sobre a orla. Composto por duas superfícies brancas e 20.000 pedaços de corda branca, o pavilhão transmite uma sensação de leveza efêmera que contrasta com o contexto industrial da região.

Schmidt Hammer Lassen projeta um pavilhão nuvem na orla de Xangai - Mais Imagens+ 13

Em 2013, SHL criou uma série de pavilhões para a West Bund Biennale of Art and Architecture que foram originalmente pensados para durar os dois meses da Bienal. Devido ao sucesso dos projetos, sua temporada foi estendida por dois anos, momento no qual se solicitou aos arquitetos um pavilhão mais permanente, retomando o conceito original da nuvem.

Cloud Pavilion de 2013. Imagem © Schmidt Hammer Lassen Architects

Além de conservar a estrutura de metal do pavilhão original, o novo pavilhão de artes e eventos deve incluir um espaço de 100 m² para eventos, pequenas exposições e uma cozinha com espaços de armazenamento. O teto iluminado faz com que o pavilhão se envolva particularmente experiencialmente de noite. Seu reflexo na água se assemelha a uma "nuvem abstrata flutuando ao longo da orla do rio".

3D do Cloud Pavilion de SHL. Imagem © Schmidt Hammer Lassen Architects

Chris Hardie, sócio do Schmidt Hammer Lassen comenta: "O novo pavilhão cria um espaço singular com forma de uma nuvem de vidro extrudada. A forma em planta se relaciona diretamente à forma que uma criança desenharia uma nuvem, e como se representam as nuvens nas impressões tradicionais chinesas. A nuvem é considerada um símbolo de sorte na pintura chinesa antiga".

Foto do Cloud Pavilion completo de Peter Dixie. Imagem © Schmidt Hammer Lassen Architects

O Cloud Pavilion é um dos vários projetos que estão atualmente sendo projetados pelos arquitetos Schmidt Hammer Lassen ao longo do rio Huang Pu em Shanghai. Outros projetos incluem o novo Teatro Musical da Broadway, um local para eventos musicais para 300 pessoas e a conversão de uma fábrica de cimento a um centro de artes e projetos.

Para entender melhor o contexto e simbolismo do pavilhão, confira o vídeo.

Notícia via Schmidt Hammer Lassen Architects.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Huangpu River, China

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: Crockett, Lauren. "Schmidt Hammer Lassen projeta um "pavilhão nuvem" na orla de Xangai" [Schmidt Hammer Lassen Architects Design Floating "Cloud Pavilion" on Shanghai's Waterfront] 30 Set 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Ferber, Amanda) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/796234/schmidt-hammer-lassen-projeta-um-pavilhao-nuvem-na-orla-de-xangai> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.