4ª Trienal de Arquitectura de Lisboa: Os Filmes de Charles e Ray Eames

Acontece durante a 4ª Trienal de Arquitectura de Lisboa no dia 13 de outubro de 2016 o ciclo: Os Filmes de Charles e Ray Eames.

Charles e Ray Eames estão entre os mais influentes designers e arquitectos do século XX. Experimentadores entusiastas e incansáveis, este duo, que é também um casal, moveu-se de modo fluido entre os campos da fotografia, filme, arquitectura, curadoria e desenho expositivo, e design de mobiliário e de produto.
O Eames Office foi um pólo de actividade onde os Eames e seus colaboradores produziram uma miríade de concepções pioneiras, comunicando as suas ideias com uma criatividade sem limites que definiu o seu percurso. Os Eames encaravam alegremente a tentativa e o erro e fizeram da concepção, entendida nas suas múltiplas vertentes, um modo de vida.
De correspondência pessoal, fotografias, aos seus produtos, maquetas, instalações multimédia e mobiliário, o Mundo de Charles e Ray Eames inclui não só as suas realizações pelas quais se tornaram célebres, como permite também uma perspectiva sobre a vida dos Eames, do Eames Office e toda a dimensão do seu trabalho pioneiro, revelando as suas ideias e a diversão que caracterizaram o seu espírito de vida.

O ciclo Os Filmes de Charles e Ray Eames, composto por duas sessões, consiste numa oportunidade única para ver e debater algumas das mais singulares e influentes experiências dos Eames com as imagens em movimento — medium que o duo explorou como parte integrante do seu processo de design, usando-o não só como veículo para transmitir uma mensagem, mas também como ferramenta para a descoberta e desenvolvimento de novas ideias. “Fazer o melhor, para a maioria, por menos” é um dos lemas mais famosos de Charles e Ray, que ainda hoje permanece incrivelmente pertinente, tornando esta viagem através dos seus filmes uma experiência imprescindível para trazer a filosofia dos Eames sobre design e arquitectura perante um olhar actual.

 O evento:

A primeira sessão, às 19h00, consiste na projecção de alguns dos seus filmes mais emblemáticos, alguns deles raramente vistos, realizados entre as décadas de 1950 e 1970, e cujas temáticas variam desde as investigações dos Eames em torno da comunicação visual, aos seus estudos poéticos sobre rituais do quotidiano, às diversas comissões para grandes clientes corporativos, e às mais inventivas explorações e ilustrações da então florescente “Idade da Informação”.

A segunda sessão, às 21h00, desenrolar-se-á em torno de uma conversa visual entre Eames Demetrios (neto de Charles e Ray Eames, Director de Eames Office) e Eric Schuldenfrei (autor de The Films of Charles and Ray Eames: A Universal Sense of Expectation; Routledge, 2014), com moderação de Justin Jaeckle, em torno dos filmes, filosofia e imaginário de Charles e Ray Eames.

Ilustrada por imagens e excertos de filmes, a conversa irá sobretudo explorar o uso pioneiro do filme no trabalho dos Eames como um meio para gerar e transmitir conhecimento, colocando em evidência a constante experimentação do duo com as possibilidades formais e sociais do cinema. A conversa poderá passar ainda por tópicos como o aproveitamento que os Eames fizeram dos media para promover as usas próprias visões sobre o habitar, a relação do casal com Hollywood e com a política, e a sua missão de vida para incentivar a capacidade criativa e cívica de cada indivíduo.

Com curadoria de Justin Jaeckle com Alexandra Areia, Os Filmes de Charles e Ray Eames resulta de uma colaboração entre Arquiteturas Film Festival, Cinemateca Portuguesa e MAAT - Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia. Este ciclo é parte integrante do Arquiteturas Film Festival 2016 e do programa paralelo da exposição do MAAT, The World of Charles and Ray Eames.

A conversa será realizada em inglês. Os filmes serão projectados em inglês com legendas em português, a partir de novas digitalizações dos filmes originais, algumas delas criadas especialmente para este ciclo, cortesia de Library of Congresse Eames Office.

As sessões:

19h00 - Sessão1: Os Filmes de Charles e Ray Eames

Com apresentação de Eames Demetrios (Neto de Charles e Ray Eames, Director de Eames Office) e Eric Schuldenfrei (ESKYIU, Autor de The Films of Charles and Ray Eames: A Universal Sense of Expectation; Routledge, 2014). 110’min.

21h30 - Sessão 2: Eventually Everything Connects

Uma conversa visual em torno dos filmes de Charles e Ray Eames, com Eames Demetrios e Eric Schuldenfrei. 90’ min.

A realização deste ciclo não teria sido possível sem o apoio fundamental da Cinemateca Portuguesa, Library of Congress, Eames Office, e do patrocínio da FAMO Working Together - Office Furniture Solutions.

 OS FILMES DE CHARLES E RAY EAMES

13 OUTUBRO 2016 — 19h00 e 21h30

Sala M. Félix Ribeiro, Cinemateca Portuguesa
Rua Barata Salgueiro 39, 1269-059, Lisboa

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "4ª Trienal de Arquitectura de Lisboa: Os Filmes de Charles e Ray Eames" 09 Out 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/796089/4a-trienal-de-arquitectura-de-lisboa-os-filmes-de-charles-e-ray-eames> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.