O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Eventos
  3. 4ª Trienal de Arquitectura de Lisboa: Os Filmes de Charles e Ray Eames

4ª Trienal de Arquitectura de Lisboa: Os Filmes de Charles e Ray Eames

  • 16:00 - 9 Outubro, 2016
4ª Trienal de Arquitectura de Lisboa: Os Filmes de Charles e Ray Eames
4ª Trienal de Arquitectura de Lisboa: Os Filmes de Charles e Ray Eames, Cortesia de 4ª Trienal de Arquitectura de Lisboa
Cortesia de 4ª Trienal de Arquitectura de Lisboa

Acontece durante a 4ª Trienal de Arquitectura de Lisboa no dia 13 de outubro de 2016 o ciclo: Os Filmes de Charles e Ray Eames.

Charles e Ray Eames estão entre os mais influentes designers e arquitectos do século XX. Experimentadores entusiastas e incansáveis, este duo, que é também um casal, moveu-se de modo fluido entre os campos da fotografia, filme, arquitectura, curadoria e desenho expositivo, e design de mobiliário e de produto.
O Eames Office foi um pólo de actividade onde os Eames e seus colaboradores produziram uma miríade de concepções pioneiras, comunicando as suas ideias com uma criatividade sem limites que definiu o seu percurso. Os Eames encaravam alegremente a tentativa e o erro e fizeram da concepção, entendida nas suas múltiplas vertentes, um modo de vida.
De correspondência pessoal, fotografias, aos seus produtos, maquetas, instalações multimédia e mobiliário, o Mundo de Charles e Ray Eames inclui não só as suas realizações pelas quais se tornaram célebres, como permite também uma perspectiva sobre a vida dos Eames, do Eames Office e toda a dimensão do seu trabalho pioneiro, revelando as suas ideias e a diversão que caracterizaram o seu espírito de vida.

O ciclo Os Filmes de Charles e Ray Eames, composto por duas sessões, consiste numa oportunidade única para ver e debater algumas das mais singulares e influentes experiências dos Eames com as imagens em movimento — medium que o duo explorou como parte integrante do seu processo de design, usando-o não só como veículo para transmitir uma mensagem, mas também como ferramenta para a descoberta e desenvolvimento de novas ideias. “Fazer o melhor, para a maioria, por menos” é um dos lemas mais famosos de Charles e Ray, que ainda hoje permanece incrivelmente pertinente, tornando esta viagem através dos seus filmes uma experiência imprescindível para trazer a filosofia dos Eames sobre design e arquitectura perante um olhar actual.

 O evento:

A primeira sessão, às 19h00, consiste na projecção de alguns dos seus filmes mais emblemáticos, alguns deles raramente vistos, realizados entre as décadas de 1950 e 1970, e cujas temáticas variam desde as investigações dos Eames em torno da comunicação visual, aos seus estudos poéticos sobre rituais do quotidiano, às diversas comissões para grandes clientes corporativos, e às mais inventivas explorações e ilustrações da então florescente “Idade da Informação”.

A segunda sessão, às 21h00, desenrolar-se-á em torno de uma conversa visual entre Eames Demetrios (neto de Charles e Ray Eames, Director de Eames Office) e Eric Schuldenfrei (autor de The Films of Charles and Ray Eames: A Universal Sense of Expectation; Routledge, 2014), com moderação de Justin Jaeckle, em torno dos filmes, filosofia e imaginário de Charles e Ray Eames.

Ilustrada por imagens e excertos de filmes, a conversa irá sobretudo explorar o uso pioneiro do filme no trabalho dos Eames como um meio para gerar e transmitir conhecimento, colocando em evidência a constante experimentação do duo com as possibilidades formais e sociais do cinema. A conversa poderá passar ainda por tópicos como o aproveitamento que os Eames fizeram dos media para promover as usas próprias visões sobre o habitar, a relação do casal com Hollywood e com a política, e a sua missão de vida para incentivar a capacidade criativa e cívica de cada indivíduo.

Com curadoria de Justin Jaeckle com Alexandra Areia, Os Filmes de Charles e Ray Eames resulta de uma colaboração entre Arquiteturas Film Festival, Cinemateca Portuguesa e MAAT - Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia.  Este ciclo é parte integrante do Arquiteturas Film Festival 2016 e do programa paralelo da exposição do MAAT, The World of Charles and Ray Eames.

A conversa será realizada em inglês. Os filmes serão projectados em inglês com legendas em português, a partir de novas digitalizações dos filmes originais, algumas delas criadas especialmente para este ciclo, cortesia de Library of Congresse Eames Office.

As sessões:

19h00 - Sessão1: Os Filmes de Charles e Ray Eames

Com apresentação de Eames Demetrios (Neto de Charles e Ray Eames, Director de Eames Office) e Eric Schuldenfrei (ESKYIU, Autor de The Films of Charles and Ray Eames: A Universal Sense of Expectation; Routledge, 2014). 110’min.

21h30 - Sessão 2: Eventually Everything Connects

Uma conversa visual em torno dos filmes de Charles e Ray Eames, com Eames Demetrios e Eric Schuldenfrei. 90’ min.

A realização deste ciclo não teria sido possível sem o apoio fundamental da Cinemateca Portuguesa, Library of Congress, Eames Office, e do patrocínio da FAMO Working Together - Office Furniture Solutions.

 OS FILMES DE CHARLES E RAY EAMES

13 OUTUBRO 2016 — 19h00 e 21h30

Sala M. Félix Ribeiro, Cinemateca Portuguesa
Rua Barata Salgueiro 39, 1269-059, Lisboa

Cita: "4ª Trienal de Arquitectura de Lisboa: Os Filmes de Charles e Ray Eames" 09 Out 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/796089/4a-trienal-de-arquitectura-de-lisboa-os-filmes-de-charles-e-ray-eames> ISSN 0719-8906