Material em Foco: Casa no Cerrado por Vazio S/A

Este artigo é parte da nossa nova série "Material em Foco", onde pedimos aos arquitetos que nos contem sobre o processo e o de pensamento por trás de suas escolhas de materiais e definem os passos necessários para a construção de suas edificações.

A Casa no Cerrado foi projetada pelo escritório Vazio S/A , foi construída em Moeda, Minas Gerais e, segundo os arquitetos ao mesmo tempo que busca explorar a plasticidade de elementos arquitetônicos básicos, o projeto exalta este bioma pouco valorizado e ameaçado: o Cerrado.Nós conversamos com o arquiteto Carlos M. Teixeira para saber mais sobre as escolhas dos materiais e sobre os desafios do projeto

Quais são os principais materiais usados no projeto em questão?

CMT: Concreto aparente, vidro, alumínio, cimento natado, eucalipto.

Material em Foco: Casa no Cerrado por Vazio S/A - Imagem 18 de 18
© Gabriel Castro / Reverbo

Quais foram suas maiores fontes de inspiração e influência quando estavam escolhendo os materiais empregados no projeto?

CMT: Arquitetura brutalista, as "obras de arte" da engenharia (estruturas de concreto de viadutos e pontes) e alguns arquitetos contemporâneos egressos da Architectural Association.

Material em Foco: Casa no Cerrado por Vazio S/A - Imagem 12 de 18
© Gabriel Castro / Reverbo

Descreva como as decisões relativas aos materiais influenciaram a concepção do projeto.

CMT: A casa emprega uma piscina como telhado. A escolha do material reflete a ideia de expor a estrutura que sustenta a piscina e as paredes que a conformam. Não houve exatamente uma escolha de material, mas sim a opção por expor a estrutura da piscina-terraço.  

Material em Foco: Casa no Cerrado por Vazio S/A - Imagem 8 de 18
© Gabriel Castro / Reverbo

Quais foram as vantagens que este material ofereceu para a execução do projeto?

CMT: Acredito que, nesse caso, o concreto armado era a única opção estrutural. O segundo material mais importante é o eucalipto empregado nos brises. É uma madeira relativamente barata e que, dependendo de manutenção adequada, resiste bem às intempéries.  

Material em Foco: Casa no Cerrado por Vazio S/A - Imagem 13 de 18
© Gabriel Castro / Reverbo

A escolha dos materiais impôs algum tipo de desafio ao projeto?

CMT: Algumas das fachadas e lajes são "enrugadas", outras não. Os compensados de madeira, quando novos, renderam superfícies lisas; enquanto os compensados reutilizados (independentemente da sua forma e condição) renderam superfícies irregulares. Alguns erros e contingências dos materiais e dos trabalhadores foram aceitos; alguns outros foram incentivados.

Material em Foco: Casa no Cerrado por Vazio S/A - Imagem 17 de 18
© Carlos Teixeira

Como você pesquisou fornecedores e construtores adequados aos materiais empregados no projeto?

CMT: Os materiais e as técnicas de construção do projeto não exigem mão de obra com qualificação acima da média. Ainda assim, como se trata de uma casa construída com trabalho local da pequena cidade de Moeda (5.000 habitantes), foi necessário admitir certos erros e incorreções.

Material em Foco: Casa no Cerrado por Vazio S/A - Imagem 11 de 18
© Gabriel Castro / Reverbo

Veja aqui o projeto completo:

Casa no Cerrado / Vazio S/A

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: ArchDaily Team. "Material em Foco: Casa no Cerrado por Vazio S/A" 26 Set 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/795846/material-em-foco-casa-no-cerrado-por-vazio-s-a> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.