Talk and Movies ! / ENTRE VIZINHOS - Ciclo de Encontros em três bairros sociais projectados por Álvaro Siza

Talk and Movies ! / ENTRE VIZINHOS - Ciclo de Encontros em três bairros sociais projectados por Álvaro Siza
Cortesia de Ordem dos Arquitectos

Acompanhando e alargando o tema da representação portuguesa na XV Bienal de Arquitectura de Veneza - Vizinhança: onde Alvaro encontra Aldo” (curadoria de Nuno Grande e Roberto Cremascoli) a decorrer até Novembro de 2016 -, a DGArtes, a Ordem dos Arquitectos e a SIC organizam um ciclo de encontros em três bairros de habitação projectados pelo arquitecto Álvaro Siza, em Portugal, dando a conhecer os projectos, os processos participativos, os lugares e as suas diferentes vivências, sobretudo a partir da experiência dos residentes.
Nas três sessões, a decorrer no Porto (Bouça), Vila do Conde (Caxinas) e Évora (Malagueira), estarão presentes os organizadores da iniciativa, os arquitectos intervenientes, os representantes dos moradores, os curadores do Pavilhão de Portugal na XV Bienal de Arquitetura de Veneza e a autora da série de filmes “Vizinhos” (Cândida Pinto, SIC) incluída nos conteúdos dessa representação. Em cada bairro, as conversas serão também estimuladas pela amostragem dos exemplos retratados na série, cruzando diferentes culturas e geografias, e pelo debate sobre o modo como se vivem hoje as relações de “vizinhança” numa Europa e num Portugal desejavelmente multiculturais.

Programa:

Encontro no Bairro da Bouça 
23 de Setembro de 2016, 21h30, Pátio do Bairro da Bouça 

Conversa à volta do projecto de Álvaro Siza e dos filmes “Bairro da Bouça, Porto” e “Schilderswijk, Haia” de Cândida Pinto (SIC)
Abertura: DGArtes/Ordem dos Arquitetos/ Câmara Municipal do Porto | Introdução/Moderação: Pedro Baía (Associação Circo de Ideias, Bouça) | Álvaro Siza (Arquitecto), José Ribeiro (Associação de Moradores), Cândida Pinto (Autora da Série Vizinhos), Nuno Grande e Roberto Cremascoli (Arquitectos e Curadores do Pavilhão de Portugal)

Encontro no Bairro das Caxinas 
8 de Outubro de 2016, 21h30, Salão Paroquial das Caxinas 

Conversa à volta do projecto de Álvaro Siza e do filme “Giudecca, Veneza” de Cândida Pinto (SIC) e “E do mar nasceu” de Ricardo Costa.
Abertura: DGArtes/Ordem dos Arquitectos / Câmara Municipal de Vila do Conde | Introdução/Moderação: Abel Coentrão (Associação Bind’Ò Peixe, Caxinas), Representante dos moradores, Cândida Pinto (Autora da Série Vizinhos), Nuno Grande e Roberto Cremascoli (Arquitectos e Curadores do Pavilhão de Portugal)

Encontro no Bairro da Malagueira 
21 de Outubro de 2016, 18h00, Associação Santa Maria e Fontanas 

Conversa à volta do projecto de Álvaro Siza e filme “Bonjour Tristesse, Berlim” de Cândida Pinto (SIC).
Abertura: DGArtes/Ordem dos Arquitetos / Câmara Municipal de Évora | Introdução/Moderação: Nuno Ribeiro Lopes (Arquiteto e gestor do plano da Malagueira), Brigitte Fleck (autora do livro Malagueira, Alvaro Siza’s Legacy), Representante da Cooperativa de Habitação, Cândida Pinto (Autora da Série Vizinhos), Nuno Grande e Roberto Cremascoli (Arquitectos e Curadores do Pavilhão de Portugal)

  • Título

    Talk and Movies ! / ENTRE VIZINHOS - Ciclo de Encontros em três bairros sociais projectados por Álvaro Siza
  • Tipo

    Mesa de discussão
  • Website

  • Organizadores

  • De

    23 de Setembro de 2016 09:30 PM
  • Até

    21 de Outubro de 2016 06:00 PM
  • Onde

    DGArtes, Ordem dos Arquitectos e SIC

Saiba mais sobre o Pavilhão de Portugal na Bienal de Veneza :

Siza revisita os conjuntos habitacionais que projetou na Europa

NEIGHBOURHOOD: Where Alvaro meets Aldo / Pavilhão de Portugal na Bienal de Veneza 2016

"NEIGHBOURHOOD - Where Alvaro meets Aldo": Participação portuguesa na Bienal de Veneza 2016

Pavilhão de Portugal em Veneza pelas lentes de Nicolò Galeazzi

Portugal na Bienal de Veneza 2016: para além do Giardini

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Talk and Movies ! / ENTRE VIZINHOS - Ciclo de Encontros em três bairros sociais projectados por Álvaro Siza" 20 Set 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/795657/talk-and-movies-entre-vizinhos-ciclo-de-encontros-em-tres-bairros-sociais-projectados-por-alvaro-siza> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.