"Sky Retreat", um projeto em harmonia com a paisagem chinesa

"Sky Retreat" é um projeto que surge da colaboração entre o designer de interiores e artista barcelonês Gabriel Gomera, o arquiteto Rubén Paéz e o antropólogo Zhou Lei. O projeto se localiza em Yushu, zona onde nascem os rios Amarelo, Mekong y Yangtzé. O entorno natural é a fonte de inspiração do projeto.

Concebido como um "cordão umbilical", esse projeto busca criar sinergias entre a região da nascente do rio, que está em relativa "fase de desenvolvimento" e o delta do rio, onde se localiza a metrópole de Xangai. 

Sky Retreat, um projeto em harmonia com a paisagem chinesa - Mais Imagens+ 8

Cortesia de Gabriel Gomera Studio

Por outro lado, explica Gomera, os habitantes da da planície de Qing, no Tibet, estão em permanente diálogo com a paisagem, tendo a natureza como centro de suas vidas. Assim, o projeto coexiste em harmonia com o rio e frágil ecossistema natural que a o conforma e, por sua vez, busca catalisar o desenvolvimento econômico, social e cultural da região de Qinghai. 

Nesse sentido, a construção leva em conta diversos fatores para minimizar sua pegada ecológica; o sistema construtivo da estrutura é composto por elementos modulares de pilares curvos de madeira laminada e anéis horizontais encaixados entre estes, elevando-se do solo e permitindo, assim, deixar a menor pegada possível na paisagem. 

Cortesia de Gabriel Gomera Studio

Além disso, o projeto aproveita os materiais locais e novas tecnologias; sua membrana externa de vidro emprega uma estratégia geotérmica para, através da circulação de água na fachada, resfriar o interior da estrutura. 

Cortesia de Gabriel Gomera Studio

É sobretudo por essa ração que os projetistas apelidaram a estrutura de "Aquatectura". "Colocamos ênfase na eficiência da água, como garantia de eficiência energética e baixo consumo de água", comentou Gomera. 

Cortesia de Gabriel Gomera Studio

CRÉDITOS

Arquitetos: Gabriel Gomera Studio
Localização: Prefeitura de Yushu, China
Autores: Gabriel Gomera (designer e artista), Ruben Páez (arquiteto), Zhou Lei (antropólogo)
Imagens: Eduard Villaronga
Vídeo: Eduard Villaronga

Cortesia de Gabriel Gomera Studio

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Rodríguez Melgar, Ana. ""Sky Retreat", um projeto em harmonia com a paisagem chinesa" [Conoce ‘Aquatectura’, un nuevo proyecto de Gabriel Gomera en armonía con el paisaje chino] 14 Set 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/795130/sky-retreat-um-projeto-em-harmonia-com-a-paisagem-chinesa> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.