Anunciados os 7 projetos vencedores do prêmio AIA National Healthcare Design

O American Institute of Architects (AIA) selecionou os vencedores do prêmio AIA National Healthcare Design de 2016, dados aos melhores projetos e pesquisas de projeto do ano sobre de edifícios voltados à saúde. Os projetos foram escolhidos por apresentarem "força conceitual que soluciona estética, urbanidade e preocupações sociais, bem como requisitos funcionais e interesses sustentáveis de um hospital".

O prêmio é entregue a quatro categorias: Categoria A: Construído, orçamento abaixo de 25 milhões de dólares; Categoria B: Construído, orçamento acima de 25 milhões de dólares; Categoria C: Não-construído, encomendado por um cliente que tenha autoridade e intenção de construir (nenhum projeto foi selecionado para esta categoria neste ano); e Categoria D: Construído e Não-construído, inovações em planejamento e pesquisa de projeto.

Veja, a seguir, a lista dos vencedores.

Categoria A: Construído, orçamento abaixo de 25 milhões de dólares

Kaiser Permanente, Centro Oncológico Kraemer; Anaheim, CA / Yazdani Studio of CannonDesign. Image © Bruce Damonte

Kaiser Permanente, Centro Oncológico Kraemer; Anaheim, CA / Yazdani Studio of CannonDesign

O projeto para este centro de tratamento de radiação de LEED Gold foca em providenciar tratamentos e cuidados para pacientes com câncer. O desafio foi criar um ambiente que reduziria o estresse dos pacientes e familiares, providenciando a melhor e mais atualizada infraestrutura tecnológica e que fosse um excelente espaço para físicos e funcionários para a performance de seu trabalho. A abordagem do projeto foca nas necessidades dos pacientes com câncer da comunidade e seus cronogramas de tratamento, que tipicamente ocorrem cinco dias por semana, durando entre cinco e oito semanas. O projeto providencia uma experiência tranquila, naturalmente orientada através do uso da luz natural, formas orgânicas, vistas panorâmicas da natureza, cores suaves no interior e um "Jardim Zen" interno que contém um jardim vertical vivo vibrante, visível das áreas de tratamento.

Anunciados os 7 projetos vencedores do prêmio AIA National Healthcare Design - Mais Imagens+ 43

Planejamento Familiar do Queens: Centro de Saúde Diane L. Max; Queens, Nova Iorque / Stephen Yablon Architecture. Image © Michael Moran

Planejamento Familiar do Queens: Centro de Saúde Diane L. Max; Queens, Nova Iorque / Stephen Yablon Architecture

Para seu primeiro centro no Queens, o Planejamento Familiar visou um equipamento que fosse uma expressão ousada de seu comprometimento com a saúde de última geração para todos, providenciando uma ótima experiência para o paciente e que acolhesse uma das comunidades mais diversificadas do mundo. Desde sua inauguração, o equipamento entrou no ranking de 99º no percentil de satisfação de pacientes, comparado a hospitais. O design contemporâneo do edifício contrasta com suas casas vizinhas, se estabelecendo como uma instituição receptiva e importante para a comunidade. Seus interiores projetados com simplicidade, elegância e boa iluminação são edificantes e fáceis de se percorrer, reduzindo o estresse dos pacientes.

Anunciados os 7 projetos vencedores do prêmio AIA National Healthcare Design - Mais Imagens+ 43

Categoria B: Construído, orçamento acima de 25 milhões de dólares

Centro Ambulatório Regional do Câncer para o Memorial Sloan Kettering (MSK); West Harrison, Nova Iorque / EwingCole. Image © Ron Blunt

Centro Ambulatório Regional do Câncer para o Memorial Sloan Kettering (MSK); West Harrison, Nova Iorque / EwingCole

O layout eficiente auxilia reduzir os custos da demanda do centro de saúde e suporta tanto possíveis expansões a curto e longo prazo no terreno do West Harrison para Centro Regional de Câncer do Memorial Sloan Kettering. O desafio para a equipe projetual foi converter o que era uma edifício coorporativo dos anos 1950 de tijolos e painéis metálicos em um centro de câncer de última geração que apoiou as preeminências de MSK como um líder em tratamento de câncer. O edifício não apenas realizou a rigorosa tarefa de conquistar LEED Gold, mas também implementou iniciativas adicionais de saúde, bem como especificar produtos livres de PVC tanto para a construção, quanto para o projeto.

Anunciados os 7 projetos vencedores do prêmio AIA National Healthcare Design - Mais Imagens+ 43

Centro do Hospital Cristão de Articulações e Coluna; Cincinnati / Skidmore, Owings & Merrill LLP. Image © Tom Rossiter

Centro do Hospital Cristão de Articulações e Coluna; Cincinnati / Skidmore, Owings & Merrill LLP

O Hospital Cristão buscou unificar o campus principal e estabelecer um modelo para centros integrados de tratamentos de articulações e colunas. Skidmore, Owings & Merrill trabalhou com pacientes, profissionais da saúde e funcionários do hospital para projetar o novo Centro de Articulações e Coluna. Dentro do hospital, os espaços para os pacientes são preenchidos com luz natural, as vistas para o exterior são maximizadas para suportar o bem-estar e espaços silenciosos para as famílias e para os funcionários são constituídos de mobiliários confortáveis para conversas e relaxamento. O edifício, modelo para futuros hospitais com design flexível e comprometimento com a sustentabilidade, recebeu certificado LEED. Desde sua inauguração, o equipamento entrou no ranking na 99º posição no percentil de satisfaço do paciente ao comparado com hospitais.

Anunciados os 7 projetos vencedores do prêmio AIA National Healthcare Design - Mais Imagens+ 43

Centro do Câncer da Universidade de Arizona (UACC) no Hospital e Centro Médico de Dignidade à Saúde St. Joseph; Phoenix / ZGF Architects LLP. Image © Nick Merrick / Hedrich Blessing Photographers

Centro do Câncer da Universidade de Arizona (UACC) no Hospital e Centro Médico de Dignidade à Saúde St. Joseph; Phoenix / ZGF Architects LLP

Espera-se que o UACC, com aproximadamente 70.000 metros quadrados, proporcione o mais alto nível de tratamento de saúde dentro dos moldes multidisciplinares, utilizando as tecnologias mais modernas possíveis. O programa do edifício inclui espaços para oncologia radiográfica, diagnóstico de imagem, endoscopia e radiologia intervencionista, salas de exames e procedimentos, centro de apoio e bem-estar, infusão, uma farmácia clínica e um jardim de cura. O edifício foi projetado para enfatizar a experiência do usuário, integrar a beleza natural da paisagem e abordar as necessidades dos funcionários e pacientes do UACC durante os anos que estão por vir. Um sistema de sombreamento exterior, junto das vigas, o primeiro a ser utilizado num centro de saúde do Arizona, contribui de maneira excelente para a sustentabilidade do equipamento.

Anunciados os 7 projetos vencedores do prêmio AIA National Healthcare Design - Mais Imagens+ 43

Centro Médico Universitário de Nova Orleans; Nova Orleans / NBBJ. Image © Benjamin Benschneider

Centro Médico Universitário de Nova Orleans; Nova Orleans / NBBJ

O Centro Médico Universitário providencia a Nova Orleans uma rede de saúde em um equipamento sofisticado de 500.000 metros quadrados construído para suportar desastres naturais. Inclui regimes de internamento, tratamentos contra câncer, saúde comportamental e um centro de trauma de nível 1. O projeto promove métodos holísticos, desde pátios com jardins a quartos privados para internação com luz natural e banheiros na suíte. Portas grandes duplas e de correr possibilitam ações imediatas em zonas de tratamento. Janelas do piso ao teto em espaços públicos criam transparências e vistas revigorantes, enquanto obras de arte pelo hospital celebram a rica herança de Nova Orleans. O projeto é o maior hospital universitário e equipamento de treinamento para físicos, enfermeiros e profissionais da saúde.

Anunciados os 7 projetos vencedores do prêmio AIA National Healthcare Design - Mais Imagens+ 43

Categoria D: Construído e Não-construído, inovações em planejamento e pesquisa de projeto

Hospital Infantil de Seattle Children, Clínica Sul; Seattle / ZGF Architects LLP. Image © Aaron Leitz

Hospital Infantil de Seattle Children, Clínica Sul; Seattle / ZGF Architects LLP

A Clínica Sul Infantil de Seattle alavanca o atual modelo de distribuição de saúde que traz serviços ambulatórios mais próximo aos pacientes em suas comunidades para oferecer cuidado mais adequado ao reduzir a demanda por tratamentos urgentes. A clínica foi projetada com um foco no fluxo de pacientes, para que os fornecedores pudessem servir os pacientes de forma rápida e eficiente. Localizado no subúrbio de Seattle e dentro de um shopping center — com estacionamento existente e destinos para a comunidade adjacentes — o projeto adapta uma antiga loja Circuit City numa clinica de 11.200 metros quadrados que comporta atendimentos de urgência, terapia ocupacional e física e uma variedade de serviços especializados.

Anunciados os 7 projetos vencedores do prêmio AIA National Healthcare Design - Mais Imagens+ 43

O júri deste anos foi composto por: Doug Hocking, AIA, LEED AP BD+C (Presidente), KPF; Rosalyn Cama, FASID, EDAC, CAMA, Inc; Tatiana Guimaraes, Assoc. AIA, Perkins+Will; Anthony Haas, FAIA, FACHA, WHR Architects; David Montalba, FAIA, Montalba Architects; Sid Sanders, AIA, Houston Methodist Hospital and Kenneth Webb, AIA ACHA, LEED AP BD+C, HKS.

Para mais informações sobre os projetos vencedores, visite o site do AIA.

Notícia via the American Institute of Architects.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Lynch, Patrick. "Anunciados os 7 projetos vencedores do prêmio AIA National Healthcare Design" [7 Projects Announced as Winners of AIA National Healthcare Design Awards] 10 Set 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Ferber, Amanda) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/795005/anunciados-os-7-projetos-vencedores-do-premio-aia-national-healthcare-design> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.