8 coisas que você deveria saber sobre Fazlur Khan, o gênio dos arranha-céus

Quando se fala de arquitetos que projetam arranha-céus, o primeiro nome que se pensa é, frequentemente, Skidmore, Owings & Merrill. Nenhum escritório projetou e construiu mais edifícios em altura que o SOM, e, até hoje, a firma continua liderando a lista, tendo construído o One World Trade Center e o Burj Khalifa. O escritório começou a ganhar força no projeto de edificações em altura a partir dos anos 1970, após uma pausa na construção de arranha-céus que permitiu que o Empire State Building mantivesse o título de edifício mais alto do mundo por quase 40 anos.

Foi então que Falzur Khan, arquiteto e engenheiro trabalhando para o SOM, desenvolveu uma inovação estrutural que revolucionou a indústria dos edifícios em altura, deixando marcas duradouras nos métodos construtivos de arranha-céus até hoje.

Inspirados por uma recente matéria publicada na Mental Floss sobre o arquiteto, compilamos uma lista de fatos sobre sua vida e papel no mundo da arquitetura.

Conheça, a seguir, 8 coisas que você deveria saber sobre Falzur Khan.

© flickr user dtburkett. Licença CC BY-NC-ND 2.0

    1. Khan foi o líder de engenharia estrutural de dois dos maiores arranha-céus dos anos 1970, ambos construídos em Chicago: oJohn Hancock Center (1969) e a Sears Tower (1973, agora chamada de Willis Tower)

    2. Ele não havia visto pessoalmente um arranha-céus até os 21 anos de idade. Nascido em Dhaka, Bangladesh, o maior edifício de sua cidade tinha apenas 3 pavimentos.

    3. Khan foi quem descobriu que construir um arranha-céu de forma tubular diminuiria as dimensões e peso próprio dos materiais. Seus edifícios não eram suportados por uma grelha interna de concreto e aço, mas por suas fachadas.

    4. Para o projeto do Hancock Center, Khan introduziu o SOM no uso de técnicas de modelagem computadorizadas, contratando dois engenheiros especialistas em programação para calcular complexas equações em tempo recorde. Os engenheiros deixaram o escritório para trabalhar em outro projeto revolucionário: a saga Star Wars.

    5. Para compreender como o vento e a oscilação do edifício poderiam afetar os usuários, Khan colocou objetos de teste em uma banheira localizada no topo de uma plataforma rotatória construída para simular o movimento de oscilação do edifício.

    6. Sua estratégia para visualizar diagramas estruturais tem muitas similaridade com a atuação: "Coloco-me no lugar de um edifício inteiro, sentindo cada parte", Khan comentou em uma entrevista para a Engineering News-Record. "Em minha mente, visualizo as tenções e torções que sobre o edifício."

    7. Khan faleceu de ataque cardíaco em 1982, em Jeddah, Arábia Saudita, onde hoje está em construção a Kingdom Tower, que se tornará o edifício mais alto do mundo quando for concluída em 2020.

    8. Criada em 2004, a Fazlur Khan Lifetime Achievement Medal é concedia pelo Council on Tall Buildings and Urban Habitat a indivíduos que "demonstraram excelência em projetos e/ou pesquisas que tenham causado contribuições significativas" ao projeto de edifício em altura no mundo.

© flickr user s_v_p. Licença CC BY-NC-ND 2.0

You can find the full story on Fazlur Khan’s role in the construction the John Hancock Tower on Mental Floss’s website, here.

Leia a história completa do papel de Fazlur Khan na construção da John Hancock Tower, aqui.

Sobre este autor
Cita: Lynch, Patrick. "8 coisas que você deveria saber sobre Fazlur Khan, o gênio dos arranha-céus" [8 Things You Should Know About Fazlur Khan, Skyscraper Genius] 31 Ago 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/794238/8-coisas-que-voce-deveria-saber-sobre-fazlur-khan-o-genio-dos-arranha-ceus> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.