O que fazer no Rio após o término dos Jogos Olímpicos

Desde o dia 05 de agosto, o Rio de Janeiro se transformou na capital mundial do esporte com a abertura oficial dos Jogos Olímpicos de 2016. Milhares de atletas de mundo todo desembarcaram na cidade e o forte esquema de segurança e planejamento montado pela prefeitura transformou a paisagem da cidade. Muitas atrações e festas para todos os gostos se espalharam pela cidade dentre, como por exemplo as Casas Temáticas dos Países, onde foi possível conhecer e se apaixonar pela cultura e o dia a dia de diversos países, uma verdadeira viagem pelo Mundo sem sair do Rio, além das Casas das Marcas com diversas atividades e modalidades esportivas para conhecermos de perto, e sem dizer a alegria do Boulevard Olímpico, que nos trouxe a revitalização da área do Porto e nos deu um novo ponto turístico na orla carioca. Todas essas atrações garantiram a alegria e a diversão dos cariocas e turistas nesse período.

Mas, após o término dos Jogos, que outras atrações culturais a cidade oferece?

Durante as Paralimpíadas do Rio, além, de prestigiar os atletas nas diversas modalidades, poderemos contar com a festa do Boulevard Olímpico, as atrações do Parque Olímpico e com as Casas temáticas que permanecerão na cidade. Veja, a seguir, uma lista de programas culturais para as próximas semanas no Rio de Janeiro:

Casa México – até 15 de setembro

A Casa México tem 3 exposições, sendo uma interativa e voltada para o público infantil inspirada na famosa pintora Frida Kahlo. Vale muito a pena levar os pequenos, eles interagem com as obras e podem conhecer como a artista criava suas obras. Bem lúdico e educativo. 

Quando: até 15 de setembro de 2016, terça a sexta de 10h às 17h30 e sábado e domingo de 14h às 18h.
Onde: Museu Histórico Nacional – Praça Marechal  Ancora, s/n – Centro.
Quanto: Entrada gratuita para os espaços de convivência e R$ 8 para entrada nas exposições. Aos domingos, entrada gratuita.

Baixo Suíça – Até 18 de setembro

Essa foi a casa preferida durante as Olimpíadas, uma das mais cheias,  o que se explicar pelo fato de ter atrações para todas as idades e toda a família. Vale a espera na fila, mamães, seus pequenos vão adorar e se esbaldar na pista de patinação de gelo sintético de 200 m² (atividade gratuita), bem como na pista de corrida com sistema de cronometragem oficial (igual das provas de atletismo, vão se sentir verdadeiros atletas), além de outras atrações típicas da Suíça, como: gôndola giratória, trem e um globo de neve gigante.

O espaço que está distribuído em 3 casas ao ar livre, tem, também, uma área de alimentação, workshop de chocolate, degustação de raclete e feuerring (churrasco típico). E para dar ainda mais água na boca, tem a exposição da Nestlé festejando seus 150 anos.

Quando: até 18 de setembro de 2016, diariamente de 11h às 23h.
Onde: Campo de beisebol na Lagoa Rodrigo de Freitas, próximo ao corte do Cantagalo. A estação General Osório do Metrô tem uma saída para a Avenida Epitâcio Pessoa que te deixa bem pertinho da Casa da Suíça.
Quanto: Entrada gratuita (Sujeito à lotação).
Mais informações:swissando.com.br

OLIALE – Alemanha na praia – Até 18 de setembro

Com um pavilhão na praia do Leblon com capacidade para 1.000 pessoas, durante as Olimpíadas havia a transmissões ao vivo das competições, shows (eles fazem uma verdadeira festa nas areias cariocas), gastronomia alemã, além de atividades infantis (teatro de marionetes dos contos dos irmãos Grimm, jogos, etc).

Quando: Haverá um intervalo nos dias 26, 27 e 28 de agosto, e durante as Paralimpíadas o funcionamento será de quinta a domingo, das 14h30 às 21h30, até 18 de setembro.
Onde: Praia do Leblon (Em frente ao número 12 da Av. Delfim Moreira, ao lado do Canal do Jardim de Alah)
Quanto: Entrada franca
Programação completa: www.facebook.com/ConsuladoGeralAlemaoNoRio.

Casa Brasil – Até 18 de setembro

O País tem uma das maiores casas temáticas dos Jogos, ocupando dois armazéns (então, mamães levem os carrinhos para ajudar com os pequenos). Ela foi criada com o objetivo de fortalecer a imagem do país dando a oportunidade de turistas estrangeiros de entender a nossa cultura, hábitos e gostos. Com isso conta com diversas atrações, para todas idades, das mais modernas como simuladores de realidade virtual, modalidades esportivas onde as crianças podem vivenciar as experiências dos atletas, além de palestras e oficinais, tais como, a de café e degustações de chocolate, cachaça e vinho.

Quando: de 19 de agosto a 6 de setembro, de 14h às 20h; de 7 a 18 de setembro, de 10h às 20h. A casa funciona todos os dias da semana.
Onde: Avenida Rodrigues Alves, 10 (Pier Mauá) – Zona Portuária (Centro).
Quanto: Entrada gratuita.
Mais informações:www.brasil2016.gov.br

Tokyo 2020 Japan House – Até 18 de setembro

Na Tokyo 2020 JAPAN HOUSE, o visitante além de interagir com os encantos da cidade anfitriã, experimentar a cultura japonesa e desfrutar de diversos conteúdos em exposição, também poderá conhecer um pouco sobre o local dos próximos Jogos Olímpicos, denominado TOKYO 2020.

Os visitantes tem a oportunidade de conhecer ainda mais da culinária japonesa, bem como de várias nuances das características especiais do Japão, incluindo uma experiência de vídeo de 8K, cultura gastronômica, tradição cultural, informação turística, além de conferir uma exposição de fotos que revela a arquitetura tradicional e as belas paisagens ao longo das quatro estações. Um outro grande atrativo é a área interativa com mostras  que incluem cerimônia do chá, yukata, caligrafia (“shodo”) e pesca yo yo, muito popular em festivais no Japão.

O complexo ainda conta com um espaço de shows onde é compartilhada a mensagem de 120 anos de relações amistosas entre o Japão e o Brasil. Confira a programação para os Jogos Paralímpicos Rio 2016:

Sábado, 10 de Setembro 16:00-17:30
MONOBLOCO・KEITA BRASIL

Domingo, 11 de Setembro 16:00-17:00
BATUCADA BLACK・KEITA BRASIL

Sexta-feira, 16 de Setembro 15:00-16:00
Moacyr Luz e Samba do Trabalhador・KEITA BRASIL

Domingo, 18 de Setembro 16:00-17:00
BATUCADA BLACK・KEITA BRASIL

Quando: de 7 a 18 de setembro de 2016. Diariamente de 12h às 20h. Em virtude de um evento para convidados, o pavilhão estará fechado ao público geral no dia 17 de setembro.
Onde: Cidade das Artes – Av. das Américas, 5300 – Barra da Tijuca.
Quanto: Entrada gratuita.
Mais informações:https://tokyo2020.jp

Pyeong Chang – Até 18 de setembro

A casa tem diversas apresentações culturais, tais como: grupos coreanos de música tradicional em fusão e dança tradicional; B-Boy; Nanta; Taekwondo, entre outras. E,  além disso, o visitante poderá experimentar esportes de neve por meio de óculos de realidade virtual e degustar comida coreana.

Quando: de 7 a 18 de setembro (horário a confirmar)
Onde: Quiosques QL03/ QL04  (Avenida Atlântica, praia do Leme)
Quanto: Entrada gratuita.

Casa Colômbia – Até 18 de setembro

A Praça Marechal Âncora, no Centro, abriga a Casa Colômbia que traz um pouco da cultura do país com degustação do tradicional café Juan Valdez e músicas colombianas. Experimente o doce típico La Oblea, que são dois discos crocantes com recheio de doce de leite, goiabada, brigadeiro etc. O país deixa como legado reformas no centro cultural, incluindo uma plataforma elevatória para acessibilidade.

Quando: de 5 a 18 de setembro, das 10h às 20h
Onde: Centro Cultural do Ministério da Saúde (Praça Marechal Âncora 95, Praça XV, Centro)
Quanto: Entrada gratuita.

Matéria publicada originalmente na página Baby in Rio com o título "#Rio2016: O que fazer no Rio Pós-Olimpíadas!!!" em agosto de 2016.

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "O que fazer no Rio após o término dos Jogos Olímpicos" 28 Ago 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/793981/o-que-fazer-no-rio-apos-o-termino-dos-jogos-olimpicos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.