Inscrições abertas para o curso "Desenhando a Cidade Possível"

Neste curso teremos palestra expositiva, visita no local e oficina participativa para compreendermos o processo de formação das cidades e seus problemas, aprendendo como observá-los e como propor soluções.
A partir da fundamentação no processo histórico, abordaremos inicialmente os três critérios de escala que se deve observar para uma intervenção urbana: desde o geral, até o pontual.

O nó viário no começo da Avenida Paulista, formado pelas Avenidas Rebouças, Rua da Consolação e Dr. Arnaldo, túneis, acessos de metrô, passagem subterrânea de pedestres e área residual verde, será nosso objeto de estudo para o qual formularemos uma proposta de desenho urbano possível.
Na visita a campo iremos compreender o fluxo das pessoas em diferentes modos de deslocamento: pedestres, bicicletas, ônibus e carros. Questionaremos os seus desejos e compreenderemos suas demandas.

Com um material previamente preparado e disponibilizado pela TC Urbes, serão confrontadas questões técnicas e empíricas ligadas às potencialidades do local e a sua conformidade segundo a lei que rege a Política Nacional de Mobilidade Urbana e, assim, serão construídos coletivamente (em pequenos grupos) desenhos para essas soluções.

Programa do curso:

Dia 1 - 24\08 - das 19h30 as 22h
Contextualização do problema: palestra expositiva
Formação das cidades
O desenvolvimento das cidades no contexto mundial: história do processo de formação do desenho das cidades, o espaço público
O porquê do desenho urbano atual: o carro como consequência e causa
Processo de formação do desenho urbano no Brasil
A área de estudo
O que é cidade para as pessoas?
Metodologia de análise
Do diagnóstico à proposta
As diferentes escalas do espaço urbano
Entendendo o espaço urbano
Contextualizando o problema

Dia 2 - 27\08 - das 10h às 12h30
Entendendo o problema: Visita in loco
Como olhar e perceber os conflitos de uso do espaço urbano

Dia 2 - 27\08 - das 13h30 às 18h30
Oficina de desenho urbano
Apresentação das observações in loco pelos participantes
Mapeamento dos usos diagnosticados
Elaboração de propostas de desenho urbano em pequenos grupos
Debate sobre as propostas elaboradas
Aspectos positivos e negativos de cada proposta
Encerramento

TC Urbes
A TC Urbes é uma empresa de consultoria em urbanismo especializada em mobilidade, acessibilidade e requalificação do espaço urbano. Atua em diferentes escalas, sempre priorizando a relação do indivíduo com a cidade e buscando integrar necessidades sociais, ambientais e técnicas a estratégias de viabilização econômica.
Somos uma empresa de planejamento urbano que traduz a identidade local do território em propostas de impacto social e no meio ambiente. Propomos soluções transversais que se entrelaçam com os aspectos históricos e demográficos a fim de desenvolver o urbanismo tropical.
http://tcurbes.com.br/

Ricardo Corrêa
Formado em Arquitetura e Urbanismo pela FAAP, Ricardo é mestre em Planejamento Urbano e Regional pela FAU USP, com MBA em Gestão Estratégia pela FEA USP. Coautor do livro A bicicleta e as cidades, autor do livro A bicicleta no planejamento urbano e criador da bicicleta Urbana, desenvolvida especialmente para as cidades brasileiras. Atua como consultor em planejamento de modos suaves de transportes para institutos nacionais e internacionais, como Clinton Foundation e Rede Nossa São Paulo. Sócio fundador e diretor da TC Urbes - consultoria de mobilidade e projetos urbanos.

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Inscrições abertas para o curso "Desenhando a Cidade Possível"" 21 Ago 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/793652/inscricoes-abertas-para-o-curso-desenhando-a-cidade-possivel> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.