FAU USP tem fachadas escaneadas a laser como parte de plano de manutenção

Em 2015, a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP) foi contemplada pelo programa Keeping It Modern da Getty Foundation, que oferece apoio financeiro a projetos cujo objetivo seja a conservação de ícones arquitetônicos do século XX. O projeto apresentado pela FAU-USP prevê o desenvolvimento de um Plano de Gestão da Conservação para o Edifício Vilanova Artigas, sede da faculdade.

FAU USP tem fachadas escaneadas a laser como parte de plano de manutenção - Mais Imagens+ 5

O principal objetivo deste trabalho é quebrar o ciclo de manutenção e de tratamento reativos através de políticas e diretrizes que guiem futuras intervenções no edifício, garantindo sua contínua manutenção e a preservação de seu significado enquanto patrimônio cultural. 

Cortesia de Conserva FAU

Recentemente, como parte dos trabalhos de levantamento, foi iniciado o escaneamento à laser das fachadas do edifício. Trata-se de um processo importante, uma vez que a etapa de documentação é fundamental quando se realiza qualquer projeto em um bem cultural, juntamente às pesquisas histórica e iconográfica. 

Cortesia de Conserva FAU

O levantamento por varredura à laser está sendo realizado pela equipe técnica do Departamento de Arquitetura da Universidade de Ferrara. O equipamento funciona a partir da emissão de milhares de pulsos de luz por segundo, com frequência e comprimento de onda conhecidos. A partir do retorno das ondas refletidas, o aparelho calcula a distância de cada ponto e determina suas coordenadas espaciais.  Todos os pontos captados pelo aparelho são armazenados e, com o auxílio de um software específico, uma nuvem de pontos é processada, gerando o modelo tridimensional do objeto levantado. 

Cortesia de Conserva FAU

As vantagens deste processo, comparado aos demais métodos de levantamento, são a rapidez e a precisão na captura de dados, assim como a quantidade de informações possíveis de serem extraídas do modelo.  No caso do edifício Vilanova Artigas, esta será uma importante ferramenta de quantificação e localização das áreas danificadas e das áreas reparadas na última obra de recuperação do concreto das empenas, que servirão como base de comparação em estudos futuros e para avaliação atual do estado geral dessas superfícies.

Cortesia de Conserva FAU

Saiba mais sobre o plano de manutenção do edifício aqui.

Texto por: Renata Cima Campiotto, Rodrigo Vergili e Ana Paula Arato Gonçalves

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "FAU USP tem fachadas escaneadas a laser como parte de plano de manutenção" 12 Ago 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/793166/fau-usp-tem-fachadas-escaneadas-a-laser-como-parte-de-plano-de-manutencao> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.