João Kon - Arquiteto

João Kon - Arquiteto

A publicação revela o impacto da produção arquitetônica de João Kon na morfologia de diversos bairros paulistanos, como Higienópolis e Jardins, e na tipologia do edifício de apartamentos na cidade entre os anos de 1960 e 1980. Editado pela Romano Guerra Editora, com textos de Fernando Serapião, Jacopo Crivelli Visconti e Luis Espallargas Gimenez, o livro retrata em detalhes dez projetos selecionados, registra o ambiente efervescente da arquitetura paulista na época e traz ainda o período de formação do arquiteto.

Plantas detalhadas e imagens das edificações fotografadas por seu filho, o fotógrafo de arquitetura Nelson Kon, dão conta de uma obra familiar aos paulistanos, mas cuja autoria é muitas vezes ignorada. Poucos sabem, por exemplo, que Kon é o arquiteto com mais obras construídas em Higienópolis. Os seus cerca de 20 projetos são referenciais para a identidade da paisagem urbana do bairro.

Estrutura independente, painéis de venezianas de madeira, elementos vazados e pérgulas são ingredientes de uma arquitetura reconhecível desde uma de suas primeiras obras, o Edifício Primavera, na rua Peixoto Gomide, projeto de 1954, quando ainda era estudante; Kon foi um dos primeiros arquitetos a utilizar a “Janela Ideal” que, segundo Serapião, aproxima o edifício da utopia moderna. São painéis de venezianas de madeira que movimentados por um cabo de aço, uma folha sendo contrapeso da outra, propiciam um amplo vão central. Os tipos de caixilhos utilizados e o aprimoramento da estrutura de concreto e instalações elétricas e hidráulicas de sua produção permitem analisar o desenvolvimento técnico da construção civil na cidade.

Edifício Juriti (1961) residencial à Rua Dr Martinico Prado 90, Higienópolis, São Paulo SP. foto: Nelson Kon

A arquitetura de João Kon destaca-se ainda, de modo muito particular, pelo diálogo que estabelece com as artes plásticas. Ainda recém-formado, frequentava a casa de Volpi o que possibilitou ampliar seu círculo de amigos artistas. Daí a presença constante em sua arquitetura de obras de artistas como o próprio pintor do Grupo Santa Helena, Waldemar Cordeiro, Arcângelo Ianelli, Antonio Lizarraga, Gershon Knispel, entre outros.

Formado arquiteto em 1955 pela Universidade Mackenzie, João Kon esteve à frente da Diâmetro Empreendimentos, incorporadora criada em 1966 em sociedade com seu irmão, o engenheiro Samuel Kon, e projetou mais de duas centenas de edifícios residenciais em São Paulo.

Edifício Jardins da Juriti (1983) Av Juriti 541, Moema, São Paulo SP desenho da implantação do edifício

Textos

Luis Espallargas é arquiteto e doutor pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (1977 e 2004). É professor, desde 2007, do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da USP – São Carlos, onde desenvolve pesquisas sobre o tema da Arquitetura Moderna no século XX. Como arquiteto, é autor de diversos projetos, dentre eles a Base de Lançamentos de Alcântara e o Colégio Oswald de Andrade.

Fernando Serapião é arquiteto e mestre pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie (1997 e 2005). É editor executivo de publicação especializada Monolito (São Paulo), colaborador do jornal Folha de São Paulo e da revista Piauí, escrevendo principalmente sobre arquitetura moderna e contemporânea.

Jacopo Crivelli Visconti é graduado em Letras e Filosofia pela Universitàdi Napoli (1996) e doutor em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (2012). É crítico e curador de arte contemporânea.

Edifício Juriti (1961) residencial à Rua Dr Martinico Prado 90, Higienópolis, São Paulo SP. foto: Nelson Kon

Ensaios fotográficos

Nelson Kon é formado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (1983) e fotógrafo especializado em arquitetura e cidades desde 1985. Suas fotos foram publicadas em dois livros monográficos – Coleção Senac de Fotografia (volume 6, 2004) e Coleção Ipsis de Fotografia Brasileira (volume 2, 2014) – e lhe garantiram o Prêmio APCA 2013 da Associação Paulista dos Críticos de Arte (modalidade Arquitetura, categoria Registro de Arquitetura).

Ficha técnica

Livro: João Kon
Editora: Romano Guerra Editora
Coordenação Editorial: Abilio Guerra e Silvana Romano Santos
Organização: Abilio Guerra, Luis Espallargas Gimenez e Fernando Serapião
Textos de: Fernando Serapião, Jacopo Crivelli Visconti e Luis Espallargas Gimenez
Ensaios fotográficos: Nelson Kon
Projeto gráfico: Marise De Chirico

Capa. Divulgação

Serviço

Lançamento: Museu da Casa Brasileira
Data: 06 de agosto de 2016
Horário: às 11h Endereço: av. Brigadeiro Faria Lima, 2705 – Jardim Paulistano – São Paulo / S

Sobre este autor
Cita: Victor Delaqua. "João Kon - Arquiteto" 30 Jul 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/792357/joao-kon-arquiteto> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.