Boas Práticas: histórias que conectam clientes e arquitetos - Episódio 5

Apresentamos aqui o quinto capítulo de uma série de seis vídeos produzidos como parte do programa escolha—arquitectura que narram histórias entre clientes e arquitetos a partir do elo que os une: a obra de arquitetura. No processo de escolha de um arquiteto e na relação que se estabelece enquanto se desenvolve um projeto de arquitetura, nascem histórias e criam-se ligações. Uma obra enriquece sempre quem se envolve com ela.

As obras escolhidas abrangem casas particulares, lojas e empreendimentos turísticos localizados de norte a sul de Portugal, envolvendo clientes nacionais e internacionais, arquitetos e arquitetas. Assista, acima, ao terceiro episódio da série Boas Práticas, que conta a história da relação das arquitetas Catarina e Rita com seu cliente Artur.

Artur e a família tinham um espaço comercial antigo e descaracterizado na zona do Chiado em Lisboa e a intenção de o transformar numa mercearia de vinhos, seguindo uma paixão de longa data.

Durante algum tempo, Artur experimentou esboçar soluções para aquele lugar, procurando, sem sucesso, referências em exemplos de mercearias um pouco por todo o mundo. Acabou por procurar alguém especializado. Após pesquisa nas páginas amarelas e na internet encontrou um escritório que lhe aguçou a curiosidade.

Catarina e Rita estavam a poucos quarteirões do local. Quando Artur lhes apresentou aquela loja centenária, sentiram imediatamente que o desafio era irrecusável. Rapidamente, a viagem pelo imaginário do projecto gerou uma experiência em que tudo se concebeu particular para aquele lugar.

Sobre o escolha—arquitectura

O escolha—arquitectura é um programa organizado pela Secção Regional Sul da Ordem dos Arquitectos que acontece entre março e julho de 2016, com o objetivo de aproximar a arquitetura de um público mais amplo. Um programa diversificado, composto por ferramentas, concursos, filmes,exposição e publicação, que busca incentivar a compreensão, o acesso e a importância da arquitetura como forma de garantir a qualidade dos espaços que habitamos, colocando os concursos de arquitetura no debate de ideias sobre a cidade.

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Boas Práticas: histórias que conectam clientes e arquitetos - Episódio 5" 20 Jul 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/791611/boas-praticas-historias-que-conectam-clientes-e-arquitetos-episodio-5> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.