O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Projeto do Mês: Museu Nacional da Estônia

Projeto do Mês: Museu Nacional da Estônia

Projeto do Mês: Museu Nacional da Estônia
Projeto do Mês
Projeto do Mês: Museu Nacional da Estônia, © Takuji Shimmura
© Takuji Shimmura

Durante os últimos três séculos, os museus, como tipologia da arquitetura, passaram de um importante nó na cidade para um ícone no qual uma cultura se identifica, se transformando num marco na escala cidadã e internacional.

Destacamos neste mês o Museu Nacional da Estônia, que propõe uma estratégia que vai além da reunião e exposição de elementos, mas traz consigo um reconhecimento cultural, histórico e territorial. Implantado como uma prolongação das ruínas de um antigo campo aeronáutico usado pela ocupação soviética, este projeto contrasta seu contexto histórico com um novo edifício que se eleva como projeção para uma nova realidade e futuro nacional.

Museu Nacional da Estônia / DGT Architects

A implantação num lugar histórico

A proposta se localiza num antigo campo aeronáutico utilizado pela ocupação soviética, com o fim de recuperar este setor desocupado e o expor como parte da memória nacional. Levando em consideração as características que oferece ao território, o projeto planeja uma prolongação da pista de aterrizagem, aproveitando sua magnitude e escala para criar uma espacialidade que acolhe atividades culturais, e uma nova ocupação do terreno em contraste com o já existente, como projeção para uma nova realidade e de futuro nacional.

Cortesia de DGT Architects
Cortesia de DGT Architects
© Arp Karm
© Arp Karm

Isto se materializa formalmente numa grande cobertura inclinada, que vai desde os três aos catorze metros de altura e que conecta dois acessos, vinculando o novo e o velho, deixando livre a vista ao interior para que a escala do edifício seja legível.

© Takuji Shimmura
© Takuji Shimmura
© Takuji Shimmura
© Takuji Shimmura

A escolha do material que coloca em valor o clima e paisagem nacional

As vedações do edifício são projetadas como transparências para manter uma conexão constante com a paisagem de seu entorno, utilizando uma fachada de vidro que protege da chuva e das extremas condições climáticas do lugar. Isto é feito por meio de uma camada tripla de painéis de vidro que regula a temperatura e permite a iluminação direta na fachada sul, onde estão os recintos de leitura e aprendizagem, e uma luz indireta na fachada norte, onde encontram-se os recintos expositivos e mais resguardados. Uma “Curtain Wall” como protetora da chuva, constitui a fachada do edifício com a intenção de gerar uma característica escultórica ao incluir padrões tradicionais da Estônia e refletir seu entorno, configurando parte de uma constante do território.

© Takuji Shimmura
© Takuji Shimmura
Cortesia de DGT Architects
Cortesia de DGT Architects
© Takuji Shimmura
© Takuji Shimmura
Cortesia de DGT Architects
Cortesia de DGT Architects

As dimensões do museu em função de flexibilizar seu uso para a posteridade

O desafio para os arquitetos neste projeto não foi apenas o de contribuir com um projeto para o novo museu, mas também entregar à comunidade um espaço com todos os atributos de um museu do século XXI, o considerando como um espaço para interação social e o reconhecimento cultural, ao levar em consideração a utilização de um espaço perdido e gerando diversos espaços públicos.

Cortesia de DGT Architects
Cortesia de DGT Architects
Cortesia de DGT Architects
Cortesia de DGT Architects

Museu Nacional da Estônia / DGT Architects (Dorell.Ghotmeh.Tane)

Ver a galeria completa

Sobre este autor
AD Editorial Team
Autor
Cita: AD Editorial Team. "Projeto do Mês: Museu Nacional da Estônia" 07 Jul 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/790970/projeto-do-mes-de-junho-museu-nacional-da-estonia> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.