O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Concursos
  3. Ordem dos Arquitectos lança o concurso "C.A.S.A pós-catástrofe"

Ordem dos Arquitectos lança o concurso "C.A.S.A pós-catástrofe"

Ordem dos Arquitectos lança o concurso "C.A.S.A pós-catástrofe"
 Ordem dos Arquitectos lança o concurso "C.A.S.A pós-catástrofe"

 “A única certeza que temos em relação à possibilidade de uma catástrofe, é que ela vai acontecer um dia”, afirmou o engenheiro Demétrio Alves, primeiro-secretário da Área Metropolitana de Lisboa (AML) na assinatura do protocolo com a OASRS para o lançamento do Concurso C.A.S.A pós-catástrofe (centro de apoio social e administrativo).

Foi com esta certeza em mente que as duas instituições decidiram lançar um Concurso de Ideias destinado a conceber uma unidade polivalente com funções administrativas e sociais num cenário pós-catástrofe que considere a realidade e as condicionantes intrínsecas destas situações e que responda eficazmente a factores psicológicos e sociológicos associados à catástrofe, tais como a escassez de recursos, durabilidade, preço, transporte e sustentabilidade.

O programa do concurso não considera uma localização específica, embora aponte para que seja implementado na área metropolitana de Lisboa, uma região composta por 18 concelhos, representando uma população de 3 milhões de pessoas, o equivalente um quarto da população portuguesa.

A estrutura deverá ter uma área de 500 metros quadrados e pretende antecipar as necessidades resultantes de um cenário de emergência em que são preferenciais soluções tão rapidamente construídas como desmanteladas, de carácter modular, simples de construir, funcional, flexível e sustentável.

Aberto a todos os arquitetos, o concurso é o segundo a ser promovido no âmbito do Programa escolha-arquitectura da OASRS (o primeiro foi o concurso Duas Casas nas Ilhas Selvagens, na Madeira). As candidaturas estão a decorrer até ao dia 29 de Agosto. Os vencedores serão conhecidos em Outubro próximo.

O júri é presidido pelo Primeiro-Secretário Metropolitano, eng. Demétrio Alves e composto ainda pelos arquitetos Jorge Moura, Diretor do Departamento de Gestão do Território da AML e Pedro Campos Costa, indicado pela OASRS.

Com três prêmios a atribuir no valor global de 7 500 euros, o concurso é o primeiro a ser integralmente desenvolvido na Plataforma de Encomenda da OASRS, sendo toda a tramitação digital.

Para mais informações sobre o concurso, clique aqui.

Sobre este autor
Romullo Baratto
Autor
Cita: Romullo Baratto. " Ordem dos Arquitectos lança o concurso "C.A.S.A pós-catástrofe"" 05 Jul 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/790724/ordem-dos-arquitectos-lanca-o-concurso-pos-catastrofe> ISSN 0719-8906