Boas Práticas: histórias que conectam clientes e arquitetos - Episódio 3

Apresentamos aqui o terceiro capítulo de uma série de seis vídeos produzidos como parte do programa escolha—arquitectura que narram histórias entre clientes e arquitetos a partir do elo que os unem: a obra de arquitetura. No processo de escolha de um arquiteto e na relação que se estabelece enquanto se desenvolve um projeto de arquitetura, nascem histórias e criam-se ligações. Uma obra enriquece sempre quem se envolve com ela.

As obras escolhidas abrangem casas particulares, lojas e empreendimentos turísticos localizados de norte a sul de Portugal, envolvendo clientes nacionais e internacionais, arquitetos e arquitetas. Assista, acima, ao terceiro episódio da série Boas Práticas, que conta a história da relação do arquiteto Miguel com seu cliente Cândido.

Cândido e os irmãos haviam construído um armazém na sua terra para ali desenvolver um negócio em volta do vinho e da vinha, e sobre ele tinha lançado uma laje ‘para o futuro’, para que mais tarde pudesse ampliar. Cândido vinha já discutindo sem sucesso com a família, inúmeras hipóteses para fazer crescer uma nova casa sobre esse armazém.

Miguel aparece através de um amigo e assume este projeto como a sua primeira obra. Num ápice esboça algumas tentativas, e num gesto rasgado, ao abrir uma janela de canto e fazer-lhe assomar uma varanda em todo o redor com vista para o vale da sua infância, deixa Cândido realizado.

A partir desse ânimo e espaço imaginado, surgiu alguma cumplicidade entre os dois, suficiente para aproximar o que a distância e a idade havia separado entre os dois.

Sobre o escolha—arquitectura

O escolha—arquitectura é um programa organizado pela Secção Regional Sul da Ordem dos Arquitectos que acontece entre março e julho de 2016, com o objetivo de aproximar a arquitetura de um público mais amplo. Um programa diversificado, composto por ferramentas, concursos, filmes,exposição e publicação, que busca incentivar a compreensão, o acesso e a importância da arquitetura como forma de garantir a qualidade dos espaços que habitamos, colocando os concursos de arquitetura no debate de ideias sobre a cidade.

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Boas Práticas: histórias que conectam clientes e arquitetos - Episódio 3" 14 Jun 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/789392/boas-praticas-historias-que-conectam-clientes-e-arquitetos-episodio-3> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.