3 aplicativos que buscam melhorar a qualidade de vida em cidades latino-americanas

Ao nos deslocarmos pela cidade, a tecnologia pode ser uma grande ferramenta para nos informar o que está acontecendo em nosso entorno. Desta maneira, é possível tomar melhores decisões que facilitam as atividades cotidianas.

Em cidades latinoamericanas existem vários aplicativos projetados para que seus habitantes estejam cientes do estado do transporte, seja público ou privado, da segurança ou de outros assuntos mais variados. Vamos mostrar aqui três deles.

1. Notifikame – Chile

Notifikame. Imagem © Google Play

Criada pela empresa de software DBNeT, este aplicativo gratuito oferece informações exclusiva para cada usuário, respondendo aos interesses e necessidades que cada um cadastrou no sistema, sobre o percurso que costuma realizar no dia a dia, por exemplo, da casa ao trabalho, sem necessidade de estar conferindo os diferentes veículos de informação disponíveis.

Desse modo, o usuário recebe apenas a informação relacionada aos incidentes de sua linha habitual de metrô, o percurso dos ônibus, se existe alguma restrição veicular, a qualidade do ar, inconvenientes nas ruas, como um desvio de rota ou um acidente, o estado dos semáforos ou pistas que deseja transitar, etc.

Em qualquer caso, o aplicativo apenas envia notificações nos dias e casos que ocorram inconvenientes ou quando o usuário busca alguma informação específica. É o caso da restrição veicular; se seu automóvel está com restrição, o usuário recebe um aviso um dia antes. Para que isso ocorra, é preciso preencher alguns formulários, indicando os lugares mais frequentados, qual o percurso mais frequente para chegar a estes lugares, e quais informações deseja receber.

Notifikame reúne as informações valiosas para os cidadãos, com base em eventos, mudanças e marcos dentro da vida da cidade. Para isso, utiliza como fontes o Escritório Nacional de Emergência do Ministério do Interior (ONEMI), o Metrô ou a Unidade Operacional de Controle de Trânsito (UOCT). Até agora, o aplicativo está disponível apenas para a capital Santiago, para IOS e Android, mas espera-se que em breve seja ampliado para outras regiões. 

2. Colab – Brasil

Colab. Imagem © Google Play

Colab foi criada por cinco jovens empreendedores de Pernambuco que têm entre 29 e 31 anos (Bruno Aracaty, Gustavo Maia, Josemando Sobral, Paulo Pandolfi e Vítor Guedes), com um objetivo específico: permitir que as pessoas informem os problemas existentes em sua cidade, sobre deslocamentos ou segurança, registrando tudo de forma organizada para que possa ser consultado por outros usuários e se possa atuar para melhorar a situação nos diferentes bairros da capital Recife.

Eleita o melhor aplicativo urbana do mundo em 2013 no concurso AppMyCity! da New Cities Foundation, uma organização francesa sem fins lucrativos, Colab está integrada ao Facebook e a partir daí os usuários podem denunciar com fotos e textos os problemas encontrados. As prefeituras, entre elas as de São Paulo e demais cidades de Pernambuco estão associadas com o aplicativo, garantindo uma colaboração permanente com a plataforma.

Se um automóvel está estacionado em um local proibido, por exemplo, um cidadão tira uma foto da infração, publica no Colab relatando o problema e localizando-o com auxílio do GPS. Com a queixa registrada, as autoridades podem resolver o problema. Ao mesmo tempo, os usuários podem propor soluções para algum inconveniente e avaliar a medida tomada pelo organismo público, assim como as instalações e os serviços oferecidos por eles.

Estas ações também são discutidas com outros membros de Colab, que podem fazer suas queixas e discutir propostas para resolvê-las. Quanto maior é o debate, mais pontos ganha a proposta no aplicativo, que está disponível para os sistemas IOS e Android.

3. CityCop – Uruguai

CityCop. Imagem © Google Play

Lançada em maio de 2014, é uma plataforma criada por cidadãos desse país onde qualquer pessoa pode reportar um delito presenciado nas ruas, uma espécie de alerta comunitário com GPS. Seus usuários podem receber alertas em tempo real do que está acontecendo nas áreas definidas de interesse.

O objetivo é estar muito mais informados sobre o que acontece em relação à segurança. Em poucos passos e sem procedimentos complicados, o usuário pode contribuir com o bem estar social e pressionar as autoridades para que tomem atitudes. 

Assim, no caso de assalto, homicídio ou ato de vandalismo, qualquer um que ficar sabendo do ocorrido pode incluí-lo no aplicativo, indicando o que aconteceu e quando. Deste modo, colaborativamente, os usuários se ajudam mutuamente. O aplicativo já conta com mais de 80 mil usuários e é gratuito para Android e IOS.

Você usa ou conhece algum outro aplicativo similar? Deixe suas sugestões nos comentários abaixo.

Sobre este autor
Cita: Amanda Marton. "3 aplicativos que buscam melhorar a qualidade de vida em cidades latino-americanas" [3 aplicaciones que buscan mejorar la calidad de vida en ciudades latinoamericanas] 08 Jun 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Santiago Pedrotti, Gabriel) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/788842/3-aplicativos-que-buscam-melhorar-a-qualidade-de-vida-em-cidades-latinoamericanas> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.