The Pool: Por dentro do Pavilhão Australiano na Bienal de Veneza 2016

Como parte da cobertura do ArchDaily Brasil na Bienal de Veneza 2016, apresentamos uma série de artigos escritos pelos curadores das diferentes exposições que fazem parte de "Reporting from the Front".

Como um dispositivo arquitetônico, a piscina representa um limite físico, mas também expressa uma fronteira social e pessoal. Isso é explorado através das narrativas transmitidas na Exposição, em que selecionamos oito contadores de histórias: os atletas Olímpicos Shane Gould e Ian Thorpe; os autores Anna Funder e Christos Tsiolkas; o músico Paul Kelly; a ambientalista Tim Flannery; designers de moda Anna Plunkett e Luke Sales da Romance Was Born; e a curadora de arte Hetti Perkins. Suas entrevistas revelam histórias de satisfação e realização, de segregação e inclusão, de aprender com o passado e refletir ao futuro, tudo através da lente da piscina.

The Pool – Architecture, Culture and Identity in Australia. Imagem © Laurian Ghinitoiu

"À medida que o acesso às piscinas públicas foi considerado um direito, e não apenas um luxo, nas décadas pós-Segunda Guerra Mundial, seu potencial como locais para nadar em segurança, mas também como geradores de capital social tornou-se assunto do debate parlamentar."

- Hannah Lewi, em ‘More than just a hole in the ground’, Celebration: The 22nd Annual Conference of the Society of Architectural Historians, Austrália 

Um cenário para vida

Misteriosa e familiar, doméstica e selvagem, natural e artificial, uma piscina é onde o comunal e o pessoal interagem. A piscina é uma força vital na vida australiana, não somente como cenário para memórias formativas da infância, encontros familiares e eventos comunitários, mas também como palco para proezas esportivas que alimentam o orgulho da nação. Um pano de fundo para os bons tempos, a piscina é também um espaço profundamente contestado na história da Austrália, que destacou a discriminação racial e a desvantagem social.

The Pool – Architecture, Culture and Identity in Australia. Imagem © Laurian Ghinitoiu

Arquitetura, cultura e identidade

The Pool revela  cobre um vasto retrato sobre a Austrália e nossos valores como australianos, e explora como isso se cruza com nossa arquitetura. Poucos espaços podem representar de maneira tão simples e integral a identidade e as paixões de uma nação e inspirar uma narrativa tão complexa. Ao celebrar a significância cultural das piscinas na Austrália, buscamos o envolvimento crítico de arquitetos em um debate público mais amplo sobre o valor cívico e social dos espaços que criamos.

The Pool – Architecture, Culture and Identity in Australia. Imagem © Laurian Ghinitoiu

Infraestrutura Social

Por todo seu apelo imediato, as piscinas estão enfrentando desafios significativos como instituições sociais em muitas comunidades na Austrália. Os altos custos de manutenção e operações intensivas de trabalho significam que a piscina não resiste ao escrutínio do racionalismo econômico. Melhorar o modelo econômico de uma piscina é certamente uma questão que vale a pena abordar, no entanto o capital social da piscina demanda igual consideração nesta equação: é mais do que um lugar para nadar, é um lugar para as pessoas se reunirem e compartilharem experiências, destacando valores comunitários.

The Pool – Architecture, Culture and Identity in Australia. Imagem © Laurian Ghinitoiu

Arquitetura para muitos

As histórias em The Pool são assumidamente pessoais, subjetivas e anedóticas. São uma seleção de muitas narrativas possíveis que reconhecem a amplitude de nosso público e dos nossos contribuintes. Utilizando The Pool como uma plataforma para a partilha de histórias, criamos um espaço de discussão que é acessível a todos. Um lugar onde todos podemos participar, observar e aprender.

The Pool – Architecture, Culture and Identity in Australia. Imagem © Laurian Ghinitoiu

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Amelia Holliday, Isabelle Toland & Michelle Tabet. "The Pool: Por dentro do Pavilhão Australiano na Bienal de Veneza 2016" [The Pool: Inside Australia's Pavilion at the 2016 Venice Biennale] 05 Jun 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/788563/the-pool-inside-pavilhao-australiano-na-bienal-de-veneza-2016> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.