Peru ganha menção especial na Bienal de Veneza 2016 com a exposição "Our Amazon Frontline"

"Our Amazon Frontline" é o conceito central apresentado pelo Pavilhão do Peru na Bienal de Veneza. Inaugurado na sexta-feira, 27 de maio, o espaço está centrado na Amazônia: uma fronteira histórica onde constantemente se travam importantes batalhas.

Acompanhando os visitantes com os Amazogramas do fotógrafo Roberto Huarcaya, a exibição relata uma ação sem precedentes: combater a pobreza e preservar a floresta amazônica através da educação. O pavilhão foi premiado com uma Menção Especial na categoria das Participações Nacionais.

Peru ganha menção especial na Bienal de Veneza 2016 com a exposição Our Amazon Frontline - Mais Imagens+ 16

Descrição oficial: A  Amazônia é nossa frente comum: nela se travam constantemente batalhas para proteger a maior fonte de biodiversidade, de produção de oxigênio e regulação climática do planeta.

 

A Amazônia é também frente de batalha entre a visão ancestral de mundo que têm seus habitantes e a visão que a sociedade ocidental moderna têm deste território. Cientistas admitem saber mais sobre o fundo dos oceanos do que sobre esta vasta região: a Amazônia tem sido vista unicamente como inesgotável fonte de recursos. No entanto, aprendendo com o conhecimento dos povos amazônicos, hoje em risco de desaparecer, esta frente poderia ter implicações globais no avanço da medicina, na melhora da alimentação, no aproveitamento produtivo sustentável e na visão que temos do mundo.

Our Amazon Frontline / Pabellón de Perú en la Bienal de Venecia 2016. Image © Laurian Ghinitoiu

O Pavilhão Peruano relata uma ação sem precedentes nessa última frente: combater a pobreza e preservar a floresta amazônica através da educação. O "Plan Selva" é um programa público de grande escala para a reconstrução de centenas de escolas espalhadas em locais de difícil acesso e sem serviços, na região amazônica - integrando um novo programa educacional que privilegia a multiculturalidade e o resgate das língua nativas de uma população historicamente relegada.

As novas escolas serão projetadas com base em um diálogo atento entre as comunidades amazônicas, propondo uma combinação de elementos modulares que permitem se adaptar às diferentes exigências educacionais, topográficas e climáticas de cada lugar.

Our Amazon Frontline / Pabellón de Perú en la Bienal de Venecia 2016. Image © Laurian Ghinitoiu

Pela primeira vez, ao escutar a população nativa, o Estado peruano confere à arquitetura o protagonismo na transformação de uma realidade social e na melhora, em grande escala, da qualidade de vida da região mais pobre do país, oferecendo um espaço para o encontro equilibrado entre dois mundos aparentemente irreconciliáveis e a diluição dessa última frente.

Acompanhando esta ação arquitetônica, a mostra nos submerge na Amazônia Peruana através de ações visuais que nos transmitem o incomensurável mistério de seus habitantes e mostra uma verdadeira "radiografia" da exuberância impenetrável da selva virgem.

Our Amazon Frontline / Pabellón de Perú en la Bienal de Venecia 2016. Image Cortesía de Barclay & Crousse

Os visitantes percorrerão a exposição acompanhados por uma faixa de tecido pendurada por cordas de uma folhagem feita em varas de madeira, em um equilíbrio ondulante frágil. Nesta faixa estão impressos os rostos das crianças indígenas fotografadas por Musuk Nolte, levando então aos "Amazogramas", de Roberto Huarcaya, que nos envolve ao longo do caminho. Um grupo de mesas e cadeiras trazidas das escolas amazônicas nos revelam um mapa da precariedade atual, testemunhando as duras condições em que atuam professores e alunos. O passeio termina em um espaço dedicado a explicar o Plan Selva, com material gráfico, maquetes e projeções.

Ao entrar no pavilhão peruano, o visitante converte-se em protagonista e responsável por manter este frágil equilíbrio, tal como se sucede na floresta.

Our Amazon Frontline / Pabellón de Perú en la Bienal de Venecia 2016. Image Cortesía de Barclay & Crousse
Planta General. Image Cortesía de Barclay & Crousse
Corte. Image Cortesía de Barclay & Crousse

OUR AMAZON FRONTLINE

Localização: Sale d’Armi, Arsenale
Participantes: Ministério da Educação - Projeto Plan Selva (Diretor de Projeto: Elizabeth Añaños / Equipe: Militza Carrillo, Miguel Chavez, Sebastián Cillóniz, Alvaro Echevarria, Gino Fernandez, Claudia Flores, Luis Miguel Hadzich, Daisuke Izumi, Alfonso Orbegoso, Carlos Tamayo, Alejandro Torero, Karel Van Oordt, José Luis Villanueva)
Comissário: José Orrego
Curadores: Sandra Barclay, Jean Pierre Crousse
Patrocinadores: Fundación Wiese, El Comercio
Produção: Patronato
Fotografias: Roberto Huarcaya, Musuk Nolte, Rodrigo Adb
Diretores de Projeto: Claudia Ortigas, Mateo Eiletz
Design Gráfico: Arturo Higa
Apoio: Promperu, Mincetur, Ministério de Cultura, Ministério de Relações Exteriores do Peru, Ministério de Educação, Ministério do Ambiente e Asociacion de Estudios de Arquitectura

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: ArchDaily Team. "Peru ganha menção especial na Bienal de Veneza 2016 com a exposição "Our Amazon Frontline"" ['Our Amazon Frontline' de Perú: Mención Especial en la Bienal de Venecia 2016] 30 Mai 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/788441/our-amazon-frontline-de-peru-mencion-especial-en-la-bienal-de-venecia-2016> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.