Rice University cria mapa interativo que mostra a evolução do Rio de Janeiro de 1500 até hoje

O Rio de Janeiro é "uma cidade de camadas múltiplas e contraditórias, ao mesmo tempo expostas e ocultas por suas belezas e complexa topografia", comenta Sandra Jovchelovitch, professora da London School of Economics and Political Science. Exibindo alguns dos monumentos naturais e construídos mais emblemáticos do mundo e, simultaneamente, um mar de favelas que ocupa a geografia acidentada da cidade, o Rio de Janeiro é, sem dúvida uma "cidade maravilhosa" repleta de contradições e desigualdades.

Mas como ela se tornou o que é hoje? É isto que o novo projeto de cartografia da Rice University tenta elucidar. "A plataforma imagineRio é um atlas interativo que ilustra a evolução social e urbana do Rio de Janeiro ao longo de toda a história da cidade, como existiu e como foi frequentemente imaginada", afirma a descrição do projeto.

O projeto consiste em um mapa sobre o qual vemos as alterações sofridas na geografia da cidade entre os anos de 1500 e 2016, incorporando projetos urbanos, masterplans e desenhos arquitetônicos da cidade e seus diversos componentes que foram criados ao longo de sua história. 

Os criadores do projeto também incorporaram imagens feitas por artistas visitantes da cidade."Todas as imagens que podíamos geolocalizar, nós geolocalizamos", comentou Alida Metcalf, chefe do departamento de história e uma das responsáveis pelo projeto. "Assim que geolocalizamos a imagem, podemos clicar no mapa e ver o que o artista viu -- é uma espécie de viagem no tempo."

Navegue no imagineRio e descubra mais sobre a história da cidade aqui

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Rice University cria mapa interativo que mostra a evolução do Rio de Janeiro de 1500 até hoje" 27 Mai 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/788298/rice-university-cria-mapa-interativo-que-mostra-a-evolucao-do-rio-de-janeiro-de-1500-ate-hoje> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.