Boas Práticas: histórias que conectam clientes e arquitetos - Episódio 1

Iniciamos hoje uma série de seis vídeos produzidos como parte do programa escolha—arquitectura que narram histórias entre clientes e arquitetos a partir do elo que os unem: a obra de arquitetura. No processo de escolha de um arquiteto e na relação que se estabelece enquanto se desenvolve um projeto de arquitetura, nascem histórias e criam-se ligações. Uma obra enriquece sempre quem se envolve com ela.

As obras escolhidas abrangem casas particulares, lojas e empreendimentos turísticos localizados de norte a sul de Portugal, envolvendo clientes nacionais e internacionais, arquitetos e arquitetas. Assista, acima, o primeiro episódio da série Boas Práticas, que conta a história da relação de Tiago e Gerês.

Tiago conhece o Gerês como a palma da sua mão e conhece-o bem por muito o ter calcorreado na sua infância. Há muito que desejava ali viver, à beira do rio e no abraço de uma serra verdejante. Ao fim de dez longos anos de procura, encontrou o sítio ideal - um campo de ténis ao abandono - a oportunidade certa que lhe permitia construir ali uma casa. 

Por isso, elaborou um longo resume com todas as ideias de como queria construir a sua casa, pesquisou e convidou três arquitetos. Ao fim de um mês pode comparar de entre as várias propostas, aquela que melhor lhe convinha. Hoje Tiago e Carlos consideram-se amigos. Podemos admitir que a relação correu bem até porque o Carlos foi responsável pela construção de um sonho. Um sonho construído de madeira, vidro e com a natureza dentro dela.

Sobre o escolha—arquitectura

O escolha—arquitectura é um programa organizado pela Secção Regional Sul da Ordem dos Arquitectos que acontece entre março e julho de 2016, com o objetivo de aproximar a arquitetura de um público mais amplo. Um programa diversificado, composto por ferramentas, concursos, filmes,exposição e publicação, que busca incentivar a compreensão, o acesso e a importância da arquitetura como forma de garantir a qualidade dos espaços que habitamos, colocando os concursos de arquitetura no debate de ideias sobre a cidade.

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Boas Práticas: histórias que conectam clientes e arquitetos - Episódio 1" 25 Mai 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/788164/boas-praticas-historias-que-conectam-clientes-e-arquitetos-episodio-1> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.