Edifício Flor no Aeroporto de Hongqiao / MVRDV

Edifício Flor no Aeroporto de Hongqiao / MVRDV - Imagem 2 de 16Edifício Flor no Aeroporto de Hongqiao / MVRDV - Imagem 3 de 16Edifício Flor no Aeroporto de Hongqiao / MVRDV - Imagem 4 de 16Edifício Flor no Aeroporto de Hongqiao / MVRDV - Imagem 5 de 16Edifício Flor no Aeroporto de Hongqiao / MVRDV - Mais Imagens+ 11

  • Arquitetos: MVRDV
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  15000
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:SHEN-PHOTO
Edifício Flor no Aeroporto de Hongqiao / MVRDV - Imagem 7 de 16
© SHEN-PHOTO

MVRDV venceu o concurso para o plano diretor da área e o projeto arquitetônico em 2013 contra duas outras propostas. O plano de desenvolvimento urbano está adjacente a uma estação de trem de alta velocidade e o quarto aeroporto mais movimentado na China continental, Shanghai Honqiao e vai criar uma forma mais íntima de vida urbana com ruas de pedestres e praças e uma área dominada por grandes boulevards e vias expressas. O primeiro edifício de escritórios energeticamente eficiente do plano diretor está inaugurado, sendo este o primeiro de outros 9 edifícios com previsão de inauguração ainda em 2016, proporcionando um total de 110.000 m² de escritórios.

Edifício Flor no Aeroporto de Hongqiao / MVRDV - Imagem 3 de 16
© SHEN-PHOTO
Edifício Flor no Aeroporto de Hongqiao / MVRDV - Imagem 12 de 16
Diagrama
Edifício Flor no Aeroporto de Hongqiao / MVRDV - Imagem 11 de 16
© SHEN-PHOTO

"O Edifício Flor é o grande destaque do conjunto," explica o cofundador da MVRDV e diretor arquiteto JAcob van Rijs, "o edifício está próximo a entrada da nova estação de metrô e atua como uma referência para os pedestres. A segunda fase do plano diretor está em construção, onde combinamos espaços de escritórios mais genéricos e flexíveis, com uma implantação urbana quase como um vilarejo, oferecendo intimidade e espaços externos amigáveis."

Edifício Flor no Aeroporto de Hongqiao / MVRDV - Imagem 13 de 16
Diagrama

O edifício une a cobertura de quatro torres para criar uma praça sombreada e intimista em seu interior. O térreo com grandes superfícies envidraçadas, terá espaços comerciais, enquanto seus pavimentos superiores combinam conexões entre as quatro torres para que o edifício possa ser utilizado de maneira flexível por um ou mais inquilinos diferentes. As formas arredondadas do edifício minimizam a quantidade de fachada necessária, além de otimizar as vistas e plantas.

Edifício Flor no Aeroporto de Hongqiao / MVRDV - Imagem 10 de 16
© SHEN-PHOTO

A forma em balanço do edifício proporciona sombra própria e é complementada por uma fachada com aberturas menores nos pavimentos mais altos para reduzir o consumo de energia, o que leva a sua classificação de três estrelas. A fachada branca, feita de painéis de GRC (sigla em inglês para concreto reforçado e fibra de vidro) são extremamente leves porém com altos índices de isolamento. Oferecem uma disposição que sutilmente se alterna e se expande a medida que chega ao térreo para se tornar mais público e mais aberto para os transeuntes, e se contrai a medida que chega na cobertura para reduzir as necessidades de ar condicionado.

Edifício Flor no Aeroporto de Hongqiao / MVRDV - Imagem 14 de 16
Diagrama

O Distrito Comercial Central de Hongqiao vai receber três estrelas, classificação mais alta do ranking chinês do 'Green Building Label’. Características sustentáveis do edifício incluem isolamento de alta performance, formas construtivas otimizadas, espaços sombreados, ventilação natural, recolhimento de água da chuva, superfícies permeáveis nos pisos, conexão com o transporte público e uma redução no efeito de ilhas de calor. Todos os 10 edifícios também contarão com coberturas vegetalizadas como habitat para espécies locais. 

Edifício Flor no Aeroporto de Hongqiao / MVRDV - Imagem 5 de 16
© SHEN-PHOTO

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Edifício Flor no Aeroporto de Hongqiao / MVRDV" [Shanghai Hongqiao Airport Flower Building / MVRDV / MVRDV] 08 Mai 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/786956/edificio-flor-no-aeroporto-de-hongqiao-mvrdv> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.