Casa feita de entulhos fará parte da mostra brasileira JUNTOS em Veneza

Idealizada por Gabriel Joaquim dos Santos após um sonho que teve em 1912, a Casa da Flor é uma obra única do esforço e determinação do ser humano. Construída a partir de restos de construções, cacos de vidro, pedaços de cerâmica e todo o tipo de material encontrado no caminho, a casa levou nada menos que 62 anos para ser concluída -- fruto do trabalho árduo de um só homem que, seguindo um desejo quase onírico, ergueu uma obra que é hoje patrimônio cultural do estado do Rio de Janeiro e está em processo de tombamento pelo Iphan.

A casa, aberta ao público e gerida pelo Instituto Cultural Casa da Flor, fará parte da mostra brasileira JUNTOS na Bienal de Arquitetura de Veneza deste ano. Segundo Washington Fajardo, curador da participação do Brasil, incorporar a casa à exposição é "falar da necessidade espiritual por arquitetura, da arquitetura vagarosa. É um contraponto àquela feita de maneira industrial, para resolver nossos problemas".

Saiba mais sobre a Casa da Flor em Veneza neste artigo publicado pelo jornal Folha de S. Paulo.

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Casa feita de entulhos fará parte da mostra brasileira JUNTOS em Veneza" 24 Abr 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/786110/casa-feita-de-entulhos-fara-parte-da-mostra-brasileira-juntos-em-veneza> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.