Publicações e vídeos selecionados para a X BIAU

O júri escolhido pela BIAU para avaliar as publicações e vídeos concorrentes, foi composto por Luis Asin (Espanha), Ricardo Carvalho (Portugal), Fernando Márquez Cecilia (Espanha), José Luis Uribe (Chile). Ao todo foram inscritos mais de 160 livros, 61 revistas e 25 obras em outras mídias.

Após examinar as propostas apresentadas, o júri decidiu atribuir um prêmio ex aequo para seis livros. Os livros premiados abordam diferentes questões relacionadas à cultura arquitetônica ibero-americano, e seu conteúdo responde a diferentes abordagens desenvolvidas em Portugal, Espanha, Peru, Argentina e México. As temáticas são variadas: análises de obras e história contemporânea, crítica da arquitetura, cultura urbana ou pesquisas sobre o território. O júri reconhece igualmente o valor qualitativo do conteúdo nestes seis livros, bem como o cuidadoso trabalho de composição e apresentação gráfica dos mesmos. Os vencedores são provenientes de editoriais, tanto acadêmicos como independentes, que ao longo dos anos têm desenvolvido uma historia de apoio à cultura arquitetônica ibero-americano.

 LIVROS PREMIADOS (por ordem de submissão) 

  • 23. Lina Bo Bardi. Objetos y acciones colectivas. Mara Sánchez Llorens. Diseño Editorial. Argentina
  • 33. A Idade Maior. Cultura e Tecnologia na Arquitectura Moderna Portuguesa. Ana Tostões. FAUP Publicações, Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto. Portugal.
  • 45. Bekleidung. Los trajes de la arquitectura. Oscar Rueda. Fundación Arquia. Espanha.
  • 82. Utopias construídas. Unidades Vecinales de Lima. Sharif S. Kahatt. Fondo Editorial Pontificia Universidad Católica del Perú. Peru.
  • 91. Uma Anatomia do Livro de Arquitectura. André Tavares. Dafne Editora, Canadian Centre for Architecture. Portugal.
  • 211. HABITAR CU 60 AÑOS. Ciudad Universitaria UNAM. Cristina López Uribe Salvador Lizárraga Sánchez. Coordenação Editorial Facultad de Arquitectura UNAM. México.

Também são destacados e recebem menção os seguintes finalistas na categoria Livros (sem ordem de mérito):

REVISTAS
Após examinar as propostas apresentadas, o júri decidiu-se por um prêmio EX AEQUO e uma menção.
As revistas premiadas por ordem de inscrição, são:

  • 62. Revista Monolito. Fernando Serapião (Editor). Editora Monolito. Brasil. O júri valorizou o esforço editorial para promover períodos históricos, personagens e obras da cultura arquitetônica brasileira. A estrutura narrativa da publicação é dirigida a partir de uma fina e cuidadosa edição gráfica.
  • 120. Seção de Arquitetura do suplemento semanal do jornal El Cultural. Enrique Encabo e Inmaculada Maluenda (Editores). Prensa Europea S.L. Espanha. O júri valorizou a dedicação -através sua inclusão do suplemento de um jornal de publicação em nível nacional, de uma seção específica sobre questões relacionadas com a cultura arquitetônica contemporânea, o que implica um trabalho de conscientização social para arquitetura não necessariamente destinado a um público profissional. A seção do suplemento do El Cultural é apresentada de forma articulada e com cuidadoso trabalho de seleção crítica e rigorosa de conteúdo.

MENÇÃO HONROSA                                                                                                                                                        

  • 104.CIRCO série IX, "El doble del mundo". Luis Moreno Mansilla, Luis Rojo, Emilio Tuñón. CIRCO M.R.T. Espanha. O júri apreciou a trajetória de publicação -a sua continuidade ao longo dos anos, e a sua consolidação como referência na crítica arquitetônica contemporânea-, sua seleção criteriosa dos textos, sua economia de meios e a edição que conta com um suporte e um formato único, que facilita uma rápida comunicação com os leitores.

VÍDEOS
Nesta categoria, o júri atribuiu o prêmio à coleção Maestros da Fundação Arquia com os seguintes códigos:

  • 56. RAFAEL MONEO. Entrevistado por Luis Fernández-Galiano 
  • 157. RICARDO BOFILL. Entrevistado por Luis Fernández-Galiano 
  • 159. MANUEL GALLEGO. Entrevistado por Luis Fernández-Galiano 
  • 199. ORIOL BOHIGAS. Entrevistado por Luis Fernández-Galiano 
  • 200. ANTONIO FERNÁNDEZ ALBA. Entrevistado por Luis Fernández-Galiano

Sobre este autor
Cita: Joanna Helm. "Publicações e vídeos selecionados para a X BIAU" 12 Abr 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/785299/publicacoes-e-videos-selecionados-para-a-x-biau> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.