Divulgados os vencedores do concurso "Bee Breeders' Bangkok Artists Retreat"

A organização Bee Breeders revelou os vencedores de seu mais recente concurso: transformar uma loja de departamentos brutalista, em Bangkok, em um recinto para artistas. Dos participantes, não se espera apenas o restauro do edifício, mas também o engajamento do público com a cidade e com as artes. O programa foi informalmente definido e aberto a interpretações, e as propostas foram avaliadas primeiramente pela força e clareza de suas ideias. Veja, a seguir, os vencedores.

TERCEIRO LUGAR: FRAMEWORK

Win Rojanastien, Nuttapol Techopitch, Satavee Kijsanayotin | Tailândia

Vista interior do render do Framework. Imagem Cortesia de Bee Breeders

Divulgados os vencedores do concurso Bee Breeders' Bangkok Artists Retreat - Mais Imagens+ 39

Em vez de enrijecer o programa do edifício e dividir os espaços entre público e dos artistas, o Framework cria uma rede aberta de recintos, encorajando artistas a definirem o programa por eles mesmos e instigando os visitantes a explorá-los. É uma "reminiscência de artistas ocupando um edifício aberto ao público", criando uma energia única para atrair atenção e estimular a "máxima permuta de ideias e experiências", de acordo com os comentários do júri.

O Framework também apresenta um largo percurso e um auditório para eventos públicos, separando seu pavimento térreo. Esta passarela conecta os edifícios do entorno imediato, reforçando a atividade dentro de recinto.

SEGUNDO LUGAR: ARCHIPAPER

Pimnara Thunyathada, Boonvadee Laoticharoen | Tailândia

Elevação renderizada do Archipaper. Imagem Cortesia de Bee Breeders

Divulgados os vencedores do concurso Bee Breeders' Bangkok Artists Retreat - Mais Imagens+ 39

O Archipaper foca no processo de criação, em vez do resultado da arte. Longos rolos de papéis exibem desenhos de artistas e trabalhos em progresso pelo edifício, permitindo que o público desfrute tanto das exposições finais, quanto do processo de sua criação. Seguindo este preceito, a planta tem uma composição circular, remetendo a um pedaço de um rolo de papel. Os usos públicos são situados mais próximos ao térreo, enquanto as privativos mais ao topo de uma escadaria helicoidal em volta da volumetria central.

Similarmente ao Framework, esse projeto tira o enfoque da divisão entre o espaço do público e do artista, fluindo em um espaço público abaixo disto. Ao se fazer isto, o Archipaper combina uma galeria tradicional com uma visita a um estúdio de um artista, verdadeiramente criando uma experiência mais imersa e pessoal para os visitantes do recinto.

PRIMEIRO LUGAR: Bangkok Retreat Artists

Quyet Tien Ngo | Vietnã

Cortesia de Bee Breeders

Divulgados os vencedores do concurso Bee Breeders' Bangkok Artists Retreat - Mais Imagens+ 39

O prêmio de primeiro lugar  teve o conceito mais forte e conciso, com uma ilustração clara de sua ideia central: uma série de módulos escalonados de espaços públicos e privados. Dentro de cada bloco há tanto o uso público, quanto o privado, com elementos alternativos os separando. O espaços públicos possuem dois pavimentos com fachadas transparentes, permitindo a entrada de luz natural, enquanto as áreas privadas possuem apenas um pavimento com fachadas com brise-soleil que filtram a entrada de luz.

A solução de sua composição espacial é o restaurante e o café público na cobertura do edifício. Além disso, o projeto foi um dos únicos a recompor a fachada brutalista, incorporando novos elementos sem se desvirtuar. Este fato, junto com o principal objetivo, ilustra o potencial do projeto de ser relevante tanto para a história, quanto para o futuro da cidade e do local.

Leia alguns dos comentários feitos a cada projeto e veja as menções honrosas, aqui.

Notícias via Bee Breeders

Sobre este autor
Cita: Oh, Eric. "Divulgados os vencedores do concurso "Bee Breeders' Bangkok Artists Retreat"" [Winners Revealed for Bee Breeders' Bangkok Artists Retreat Competition] 08 Abr 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Ferber, Amanda) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/785195/revelados-os-vencedores-do-concurso-bee-breeders-bangkok-artists-retreat> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.