O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Projeto do Mês: Casa Meztitla

Projeto do Mês: Casa Meztitla

Projeto do Mês: Casa Meztitla
Projeto do Mês
Projeto do Mês: Casa Meztitla, © Yoshihiro Koitani
© Yoshihiro Koitani

A busca pela conexão com a natureza tem sido valorosa para a arquitetura, não somente em um entendimento por respeitar e potencializar as condições naturais de um lugar, mas também com a intenção de criar uma relação holística entre o usuário e o espaço.

O primeiro quarto deste ano já terminou e na nossa tarefa em destacar a arquitetura mais representativa de cada mês, no Projeto do Mês de março, apresentaremos uma obra residencial localizada em um contexto paisagístico único, a zona de Tepozteco no México, onde a arquitetura une-se com a natureza através de uma construção que se mimetiza com o entorno e ao mesmo tempo encaixa-se à ele de maneira singular.

Casa Meztitla / EDAA

Selecionada graças a inteligente inserção dentro do seu contexto e por potencializar o vínculo com o entorno próximo por meio de elementos arquitetônicos transformáveis, materiais da região e sistemas hídricos autônomos, esta residência, feita pelo jovem escritório mexicano EDAA, enfatiza a importância de honrar e contemplar a natureza, sendo este seu conceito articulador em uma interpretação espacial e construtiva marcante.

1. Local único

Casa Meztitla é inserida em uma das regiões tropicais do México, aos pés da montanha Tepozteco, em um terreno que por suas características geográficas fez com que a residência fosse distribuída em três platôs e dois taludes a fim de aproveitar as vistas e não danificar o espaço natural existente.

Planta gera
Planta gera

2. Integração com a natureza

A divisão entre o construído e o natural torna-se quase invisível. Os elementos introduzidos nos limites edificados em pontos estratégicos, como as portas dobráveis na área de estar e a piscina ao ar livre, aumentaram as interações com a paisagem de maneira imediata. 

Detalhe acesso ao estúdio Planta e corte cisterna Planta Detalhe escadas Detalhe piscinas Detalhe muros Planta térreo Planta terrão Detalhe poço + 15

3. Aproveitamento dos recursos naturais

Através o interesse em explorar - em todos os sentidos - a aproximação com a natureza, duas estratégias foram aplicadas em términos estéticos e funcionais: a utilização de materiais regionais na envolvente da casa e a integração de sistemas hídricos autônomos para a gestão da água, amplificam o seu conceito inicial. 

A seguir, convidamos a rever a publicação completa desta obra mexicana:

Casa Meztitla / EDAA

Sobre este autor
AD Editorial Team
Autor
Cita: AD Editorial Team. "Projeto do Mês: Casa Meztitla" [Obra del Mes Marzo : Casa Meztitla ] 08 Abr 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/785149/projeto-do-mes-casa-meztitla> ISSN 0719-8906