O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Block'hood: O jogo que testará suas habilidades de arquiteto e urbanista

Block'hood: O jogo que testará suas habilidades de arquiteto e urbanista

Block'hood: O jogo que testará suas habilidades de arquiteto e urbanista

Costuma-se dizer que as melhores soluções surgem quando um projeto é acompanhado por um conjunto muito rígido de parâmetros e restrições. Isso faz tanto sentido que jogos de arquitetura, com suas regras e códigos, tendem conduzir a um tipo particular de solução criativa de problemas. Recentemente, jogos como SimCity e Cities: Skylines têm inspirado  arquitetos e designers a experimentarem construir cidades virtuais sem medo das consequências reais. Estas criações fictícias, por sua vez, tem têm oferecido novas perspectivas sobre projetos reais.

A mais nova opção no mundo dos jogos de arquitetura é o Block’hood, um simulador que desafia os jogadores a criar uma comunidade funcional a partir de blocos de 1x1x1 com programas variados. A interface apresenta gráficos simples mostrados a partir de vistas axonométricas que alternam ciclicamente entre dia e noite. Block’hood  aborda o simples desejo de brincar com blocos e, então, torna estes vulneráveis às condições ambientais. 

Cortesia de Block'hood Cortesia de Block'hood Cortesia de Block'hood Cortesia de Block'hood + 12

Cortesia de Block'hood
Cortesia de Block'hood

O início do jogo é bastante simples, basta selecionar os blocos e clicar em um quadrado disponível em seu terreno vazio. Cada bloco requer  e produz diferentes recursos, cuja gestão é essencial para a manutenção e crescimento da comunidade. Por exemplo, árvores necessitam de água e produzem ar limpo; a construção de moinhos de vento requer dinheiro e estas estruturas geram eletricidade. Assim que o bloco é "assentado", começamos a receber dados dele: quais recursos o bloco está usando e produzindo?; todas as unidades são acessíveis?; a torre é estruturalmente sólida? Se as unidades não recebem os recursos que necessitam, começam a decair e caso isso não seja resolvido, vão à falência. Rapidamente o solo é totalmente ocupado e o crescimento passa a ser vertical. A maior parte dos blocos pode ser empilhada e o acesso pode ser feito através de escadas, elevadores e corredores. 

Cortesia de Block'hood
Cortesia de Block'hood

Assim como outros jogos clássicos de construção de cidades, como o SimCity, por exemplo, o sucesso em Block’hood  depende da gestão dos recursos e do equilíbrio entre as tipologias. A eficiência dos edifícios é impactada pela proximidade com outros blocos e projetos eficientes são recompensados com uma produção de recursos também mais eficiente. 

Cortesia de Block'hood
Cortesia de Block'hood

Block’hood, todavia, não permite soluções utópicas, ao menos não tão facilmente. Também não há como "vencer" no jogo, assim como também não existe uma estrutura perfeita. Isso permite que o jogador use sua criatividade para criar soluções elegantes para as necessidades da comunidade. Minhas tentativas iniciais de criar uma comunidade segregavam os espaços de ocupação humana em áreas específicas e espalhavam os blocos de produção de recursos pelo perímetro: uma solução lógica mas nada atraente. Contudo, são questões como estas que são úteis para melhorar nossa intuição em projetos reais - com as cidades se tornando cada vez mais densas, as novas edificações terão que abrigar uma variedade cada vez maior de funções, em vez de simplesmente relegá-las às periferias.

Cortesia de Block'hood
Cortesia de Block'hood

Um dos desafios do sistema de blocos de mesmo tamanho é que cada bloco humano precisa de acesso, embora os corredores ocupem a mesma área que os espaços aos quais dão acesso. Isto me velou a pensar novos modos de conectar os espaços - em vez de ligar os apartamentos linearmente, comecei a conectá-los a parques ou espaços cívicos, como mercados ou escolas. As limitações de escala nos forçam a organizar as estruturas a partir de uma perspectiva mais urbana. 

Cortesia de Block'hood
Cortesia de Block'hood

Imagens divulgadas pelos produtores do jogo mostram desde projetos inspirados em estruturas metabolistas até pequenas vilas cercadas por lagos e vegetação. Não consegui replicar nenhuma das duas opções enquanto tentava manter meus recursos equilibrados, mas isso não significa que não seja possível, já que o jogo requer habilidades cognitivas que só podem ser adquiridas através da interação e da prática. Isto aumenta a longevidade do jogo e garante um resultado diferente cada toda vez que ele é jogado.

Cortesia de Block'hood
Cortesia de Block'hood

Projetos reais geralmente se beneficiam das limitações que lhe são impostas pelo contexto. Block’hood, também, tira proveito de sua abstração da sociedade e simplicidade de uso, resultando em um jogo que oferece aos usuários um entretenimento e uma experiência de projetar em uma escala que é, ao mesmo tempo, arquitetônica e urbana. 

Cortesia de Block'hood
Cortesia de Block'hood

Block'hood está disponível no Steam. Saiba mais sobre o jogo no Plethora Project

Cita: Lynch, Patrick. "Block'hood: O jogo que testará suas habilidades de arquiteto e urbanista" [Block'hood: The Neighborhood Building Game That Will Test Your Urban and Architectural Prowess] 24 Mar 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/784258/blockhood-o-jogo-que-testara-suas-habilidades-de-arquiteto-e-urbanista> ISSN 0719-8906