SAAU'16 - Semana Acadêmica de Arquitetura e Urbanismo do IESP

Entre os dias 11 e 15 de abril o cenário urbano das cidades brasileiras será tema de discussão entre estudantes e convidados durante a SAAU'16, a Semana Acadêmica de Arquitetura e Urbanismo do Instituto de Educação Superior da Paraíba, IESP.

O evento organizado pelo curso de Arquitetura e Urbanismo tem como objetivo promover o debate acerca da maneira como nossas cidades estão respondendo aos impulsos do mundo contemporâneo a partir de um amplo conjunto de medidas e ações que se interrelacionam, entre elas políticas, econômicas, tecnológicas, sociais e culturais.

No dia 11 de abril, segunda-feira, a palestra de abertura ficará a cargo da arquiteta e urbanista Ermínia Maricato, especialmente convidada para realizar em João Pessoa o lançamento de seu mais novo livro, tema central da SAAU'16, "Para entender a crise urbana", da Editora Expressão Popular. Após a palestra haverá uma mesa de debates com professores convidados e, em seguida, será oferecido um coquetel em virtude do lançamento do livro. Ermínia Maricato é pesquisadora acadêmica e ativista política. Ocupou cargos públicos na Prefeitura da Cidade de São Paulo, onde foi Secretária de Habitação e Desenvolvimento Urbano (1989-1992) e no Governo Federal, onde foi Secretária Executiva do Ministério das Cidades (2003-2005) cuja proposta de criação se deu sob sua coordenação. Professora aposentada pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, FAUUSP, Maricato, atualmente, é professora visitante do Instituto de Economia da Unicamp e professora colaboradora do Curso de Pós Graduação da FAUUSP.

Entre as principais participações durante a SAAU'16, para discutir sobre políticas públicas voltadas à gestão das cidades, haverá mesa de debates com a Deputada Estadual Estela Bezerra, que comentará o Estatuto das Metrópoles e das Regiões Metropolitanas da Paraíba, e o Secretario de Infraestrutura, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia e Recursos Hídricos do Estado da Paraíba, João Azevedo Lins, que apresentará sua visão sobre as perspectivas de desenvolvimento urbano nas cidades paraibanas.

Para falar sobre mobilidade urbana, os arquitetos urbanistas Sandra e Artur Valente, sócios do escritório paulista Valente Arquitetos, trarão a experiência levada a cabo com a elaboração e execução de projetos para órgãos municipais e entidades de transportes do Estado de São Paulo, entre eles a Prefeitura Municipal de São Paulo, Companhia Paulista de Trens Metropolitanos e a Companhia do Metropolitano de São Paulo.

Novas formas de ver e de entender a relação entre arquitetura e cidade poderão ser discutidas em dois painéis temáticos: "arquitetura não solicitada" e "cidades inteligentes". Como convidados, participarão desses debates professores e arquitetos urbanistas de João Pessoa, de Campina Grande e de Recife. Entre eles o coletivo VAASTU, de Recife, que mediará a discussão sobre arquitetura não solicitada. Para esse painel, participarão, ainda, os arquitetos e urbanistas Ernani Júnior, vencedor do Prêmio IAB.pb 2015, e os sócios Fabiano Melo e Marcus Vinicius, do escritório Vila Nova, de Campina Grande. Os arquitetos e urbanistas pernambucanos Pedro Guedes e Sabrina Machry protagonizarão a mesa de debates sobre cidades inteligentes. Para discutir sobre o tema, participarão Lucas Figueiredo, professor e pesquisador em planejamento urbano do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFPB, e Nazareno Andrade, professor e pesquisador na área de cidades inteligentes da UFCG.

O presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo da Paraíba, CAU/PB, o arquiteto e urbanista Cristiano Rolim, também participará da SAAU'16. Ele discutirá sobre a importância do Conselho, como entidade de representação, na valorização das competências exclusivas atribuídas aos arquitetos e urbanistas, especialmente no que tange ao planejamento de cidades.

Para fechar a Semana Acadêmica de Arquitetura e Urbanismo do IESP, a professora da Faculdade de Direito de Recife da UFPE, pesquisadora na área de cidade e participação e integrante do Movimento Ocupe Estelita, Liana Cirne Lins discutirá sobre cidades livres e espaços públicos, assunto do painel temático de encerramento da SAAU'16.

Além de tudo, serão realizadas diversas oficinas e uma visita guiada ao Centro Histórico de João Pessoa. Com exceção das oficinas, todo o evento será gratuito e aberto ao público.

A abertura da SAAU’16, com a palestra e o lançamento do livro da arquiteta e urbanista Ermínia Maricato, será realizada no auditório do Centro Cultural Ariano Suassuna, na Rua Geraldo von Sohsten, 147, em Jaguaribe. O horário de início está marcado para as 18h30. Excepcionalmente para essa noite, os interessados deverão realizar uma inscrição prévia no site www.saau16.com.
As demais palestras e mesas de debate, que serão realizadas entre 12 e 15 de abril, acontecerão no auditório William Pinheiro, no bloco F do IESP Faculdades, em Cabedelo. O horário dessas atividades será pela manhã, a partir das 8h30, e à noite, a partir das 18h30. As oficinas acontecerão à tarde, das a partir das 14h, na Galeria Louro & Canela, na Av. João Maurício, 1443, em Manaíra.

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "SAAU'16 - Semana Acadêmica de Arquitetura e Urbanismo do IESP" 23 Mar 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/784023/saau16-semana-academica-de-arquitetura-e-urbanismo-do-iesp> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.