O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Eventos
  3. 7° Patrimônio em debate – arte, espaço público e memória

7° Patrimônio em debate – arte, espaço público e memória

  • 16:00 - 22 Março, 2016
7° Patrimônio em debate – arte, espaço público e memória
7° Patrimônio em debate – arte, espaço público e memória

7° Patrimônio em debate – arte, espaço público e memória

Participam do 7º Patrimônio em Debate: Priscila Arantes, Nelson Brissac, Agnaldo Farias, Ana Gonçalves Magalhães, Ana Pato e Rosangela Rennó com a coordenação do evento por Giselle Beiguelman e Mariana Falqueiro

Em 2015 o Departamento do Patrimônio Histórico lançou a série Patrimônio em Debate, evento este que propõe reunir pesquisadores, profissionais, estudantes e público interessado no campo de atuação do patrimônio cultural. O objetivo da série é levantar questões complexas e contemporâneas do cotidiano de atuação do departamento, no âmbito teórico e prático, apresentando e discutindo de forma pública medidas e propostas de proteção, divulgação, conservação e valorização do patrimônio histórico da cidade de São Paulo.

O 7º Patrimônio em Debate ocorrerá no dia 23 de março de 2016, às 14h, no Arquivo Histórico de São Paulo, com o tema: “Arte, Espaço Público e Memória”, que será debatido em duas mesas: “Estéticas da Memória” e “Uma possível curadoria do acervo de Monumentos”, objetivando discutir a formação, permanência e valorização do acervo do município, tendo como um de seus motes a exposição Memórias da Amnésia, em cartaz no próprio Arquivo Histórico.

7° Patrimônio em Debate – Arte, Espaço Público e Memória

Inscrições no local.

Lotação: 80 lugares.  O evento é Grátis.

Evento com emissão de Certificado.

Arquivo Histórico de São Paulo - Praça Cel. Fernando Prestes, 152, Bom Retiro. Telefone: 3396-6961

A exposição Memória da Amnésia:

Um conjunto de monumentos selecionado do depósito do Canindé será temporariamente implantado no Arquivo Histórico de São Paulo, pontuando a exposição, que contará ainda com os ensaios fotográficos de André Turazzi e Ana Ottoni, vídeo e documentário de Cleisson Vidal; além de uma série de lambe-lambes sobre memória e esquecimento.

Os monumentos escolhidos para serem levados à mostra, segundo Beiguelman:

Monumento a Olavo Bilac - Fragmentos do Monumento a Olavo Bilac

Esse conjunto foi o escolhido por sistematizar todas as formas de “deslocamento” associadas aos monumentos paulistanos. Implantando em 1922, na Rua Minas Gerais (antigo belvedere da av. Paulista), foi dividido em partes e disperso pela cidade, teve conjuntos banidos sob protestos de moradores, sequestrados, algumas partes que rodaram por vários pontos e outras que permanecem no depósito de monumentos do Canindé.

Jangada de “Orson Welles” - Jangada supostamente usada nas filmagens de É Tudo Verdade de Orson Welles

Em péssimas condições de conservação, essa Jangada não é do filme. Sua “inconsistência” documental, ou seja, a total aleatoriedade de sua presença no Depósito, nos parece o retrato mais perfeito das peculiaridades do sistema de memória de São Paulo. A jangada, apresentada inicialmente por um funcionário como remanescente do filme, é na realidade, peça do acervo do Museu do Folclore. Denominada “Menino Deus”, chegou a São Paulo, em 1968, via Santos, depois de navegar 71 dias. Um grupo de jangadeiros independente fez o percurso para pedir apoio ao governador Abreu Sodré para a pesca no Nordeste. A jangada foi incorporada ao museu no mesmo encontro.

Heróis da Aviação- Monumento a Bartolomeu de Gusmão e Santos Dumont

Implantado inicialmente no Hipódromo da Mooca (1915), foi depois transferido para a Praça Coronel Fernando Prestes (1951), onde fica o AHSP, e de lá removido em 2006. Em nossas visitas ao depósito do Canindé, onde ficam guardados os monumentos, o pássaro de bronze que encabeça a peça era usado frequentemente como anteparo da porta do galpão onde fazíamos nossas pesquisas de campo.

Fonte Monumental - Lagostas da Fonte Monumental da Praça Júlio Mesquita

A Fonte Monumental da Praça Julio Mesquita (1928) homenageia um dos fundadores do Estadão, mas fica na esquina da rua da Folha, o jornal concorrente, na Barão de Limeira. O mais curioso, é que a fonte foi projetada para ser implantada na Praça da Sé, antes de ser decidido que iria para a Praça da Vitória (primeiro nome da Praça Julio Mesquita). Atrás da fonte, há anos, estabeleceu-se o mais famoso filé (bovino) de São Paulo, o Filé do Moraes. No entanto, o destaque do monumento são suas incríveis lagostas de bronze. Sabe-se lá em homenagem a que mar... Roubadas inúmeras vezes, deixaram de ser repostas e estão hoje resguardadas no depósito do Canindé. Outras obras de arte pública não tiveram a mesma deferência. Ou porque não são arte perante os órgãos públicos, ou porque são invisíveis para a população.

Exposição: Memória da Amnésia

Abertura: 12 de dezembro, às 11h - Até: 02 de abril de 2016

Funcionamento: de segunda a sábado, das 10h às 17h - Entrada gratuita

Local: Arquivo Histórico de São Paulo - Endereço: Praça Coronel Fernando Prestes, 152 – Luz - Telefone: 3396-6025 / 3396-6071 / 3396-6070

Sobre este autor
Rene Submissions
Autor

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "7° Patrimônio em debate – arte, espaço público e memória" 22 Mar 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/783759/7-degrees-patrimonio-em-debate-nil-arte-espaco-publico-e-mem-ria> ISSN 0719-8906