O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Workshop Internacional questiona vulnerabilidades do Centro Histórico de João Pessoa

Workshop Internacional questiona vulnerabilidades do Centro Histórico de João Pessoa

Workshop Internacional questiona vulnerabilidades do Centro Histórico de João Pessoa
Workshop Internacional questiona vulnerabilidades do Centro Histórico de João Pessoa, Cortesia de Pós DAEE
Cortesia de Pós DAEE

Entre os dias 22 e 27 de fevereiro de 2016 a pós graduação em Design e Arquitetura de Espaços Efêmeros, Pós DAEE, do Instituto de Educação Superior da Paraíba, IESP, promoveu o segundo Workshop Internacional de intervenções urbanas e instalações efêmeras. O curso foi conduzido pelo arquiteto espanhol Javier Peña Ibanéz, professor do Instituto Europeu de Design, IED, e diretor do Festival de Arquitectura y Diseño de Logronho, o Concéntrico.

O workshop contou a participação de profissionais da Paraíba, do Ceará, do Distrito Federal, do Rio de Janeiro, de São Paulo, do Rio Grande do Sul e do Paraná. Os integrantes passaram a semana se reunindo e discutindo para desenvolver a intervenção efêmera que seria realizada ao final do curso.

Durante o processo criativo, um tema recorrente foi o abandono dos centros das cidades e, ainda, como a negligência para com esses lugares refletem na fuga das pessoas dessas áreas, acarretando, consequentemente, na subutilização desses espaços urbanos. Para chamar atenção para esse problema, foi proposta uma intervenção com intuito de fazer com que as pessoas se questionassem sobre o papel desses centros, em particular o centro da cidade de João Pessoa.

Cortesia de Pós DAEE Cortesia de Pós DAEE Cortesia de Pós DAEE Cortesia de Pós DAEE + 9

Por meio de 40 cubos que contavam com faces espelhadas, para chamar atenção para os importantes elementos que compõe a paisagem do centro; com motivo gradil, elemento presente na arquitetura da cidade e que faz alusão à segurança; e o mais importante, letras que compunham a frase #CentroPraQuem?, reivindicando à quem pertence esses espaços.

Cortesia de Pós DAEE
Cortesia de Pós DAEE

A intervenção urbana além de efêmera teve um caráter itinerante, passando por locais de interesse do centro da cidade como a Praça Vidal de Negreiros (Ponto de Cem Réis), a Praça Rio Branco, O adro da Igreja de São Francisco, a Casa da Pólvora, finalizando na Praça Anthenor Navarro.

Cortesia de Pós DAEE
Cortesia de Pós DAEE

Na Praça Anthenor Navarro, as peças formando a hashtag #CentroPraQuem? foram deixadas expostas até serem apropriadas e posteriormente levadas pela população que frequentava a praça, durando um dia, e fazendo jus a efemeridade da proposta.

Cortesia de Pós DAEE
Cortesia de Pós DAEE

Ver a galeria completa

Sobre este autor
Romullo Baratto
Autor
Cita: Romullo Baratto. "Workshop Internacional questiona vulnerabilidades do Centro Histórico de João Pessoa" 20 Mar 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/783624/workshop-internacional-questiona-vulnerabilidades-do-centro-historico-de-joao-pessoa> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.