Quer saber quanto custará uma obra? A Ordem dos Arquitectos pode lhe dizer

Como posso encontrar um arquiteto? E quanto vai custar a obra que pretendo fazer? Por acreditar que estas são perguntas para as quais é muitas vezes difícil encontrar respostas, a Ordem dos Arquitectos (OA) de Portugal criou duas ferramentas, disponíveis na Internet, que pretendem também ser um contributo para “trazer a arquitetura para o cotidiano das pessoas”.

O programa se chama "escolha–arquitectura" e foi lançado recentemente pela Secção Regional Sul da OA. A iniciativa, que “visa aproximar a arquitetura de públicos mais amplos”, prolonga-se até julho e inclui concursos, filmes, uma exposição no Centro Cultural de Belém e uma publicação.

Este programa contempla também a criação de três ferramentas digitais: as duas já mencionadas e uma última relacionada com o lançamento de concursos de arquitetura e destinada a entidades públicas e privadas. Todas elas estão disponíveis através do endereço www.escolha-arquitectura.pt.

A primeira consiste num diretório de arquitetos, onde os interessados poderão fazer pesquisas em função do perfil do profissional (por localização, anos de experiência, especialização ou experiência internacional) ou em função do projeto (uso, tipo de construção, localização, área de construção e custo de obra). Aí, os potenciais clientes poderão também acessar um portfólio de cinco obras de cada um dos arquitetos.

A ideia, explica João Costa Ribeiro, vogal do conselho directivo da Secção Regional Sul, é ajudar as pessoas a encontrar arquitectos, numa altura em que socorrerem-se de uma lista telefónica já não é uma opção. Este novo directório, acrescenta, é “uma versão revista e aumentada” de um outro que tinha sido lançado pela OA há alguns anos, no âmbito de um programa designado Trabalhar Com Arquitectos. 

Quanto ao simulador do custo de obra, pretende-se que os interessados possam obter, de forma rápida e gratuita, uma estimativa de quanto custará fazer uma determinada obra. Tendo como filtros a localização, o uso, o tipo de obra (nova ou de reabilitação), o contexto urbano e o nível de acabamentos, o simulador indica a média do custo de construção por metro quadrado de obras realizadas nos últimos três anos.

A partir do fim do mês, a Garagem Sul do Centro Cultural de Belém acolherá a exposição Arquitectura em Concurso: Percurso crítico pela modernidade portuguesa, que estará patente até 29 de maio. Segundo a OA, esta exposição, que terá como curador Luís Santiago Baptista, pretende fazer, “a partir dos concursos de arquitetura, uma leitura das transformações em Portugal desde o início do século XX”. A mostra dará origem a uma “publicação de investigação”, que “propõe uma abordagem panorâmica” desses concursos, “coligindo a informação disponível e apresentando nova reflexão crítica”.

Via Público

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Quer saber quanto custará uma obra? A Ordem dos Arquitectos pode lhe dizer" 14 Mar 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/783438/quer-saber-quanto-custara-uma-obra-a-ordem-dos-arquitectos-pode-lhe-dizer> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.