Fotografia e Arquitetura: Ricardo Oliveira Alves

Residência Tree Snake / Luís Rebelo de Andrade + Tiago Rebelo de Andrade. Imagem © Ricardo Oliveira Alves

Da arquitetura para música, direção e produção. O fotógrafo português Ricardo Oliveira Alves trabalhou em diversas indústrias criativas diferentes antes de combinar suas duas maiores paixões e iniciar seu próprio estúdio de fotografia de arquitetura, Ricardo Oliveira Alves Architectural Photography, em 2010.

Alves captura projetos de arquitetura nacionais emblemáticos, além de trabalhar com arquitetos de destaque em todo o mundo "fundindo a visão do arquiteto" com a do fotógrafo. Ele também é conhecido por seus vídeos "Archilapse", que apresentam montagens em timelapse de obras arquitetônicas.

Leia uma entrevista com Alves e veja uma seleção de suas imagens a seguir.

Fotografia e Arquitetura: Ricardo Oliveira Alves - Mais Imagens+ 14

1. Quando e como você começou a fotografar arquitetura?

Comecei a fotografar cedo, com cerca de 14 anos de idade. Como eu comecei a estudar arquitetura, eu também comecei a trabalhar em vários estúdios de arquitetura e fotografar os projetos e exposições do estúdio era uma das minhas responsabilidades de trabalho, por isso a minha relação com a fotografia de arquitetura tornou-se mais estreita.

Estrtura de Madeira Dentro das Paredes de Pedra / Corpo Atelier. Imagem © Ricardo Oliveira Alves

2. Você é arquiteto?

Eu nunca terminei a minha licenciatura. Eu estava estudando e ao mesmo tempo trabalhando no estúdio. Eu tive sorte o suficiente de ser um dos primeiros colaboradores à introduzir um novo atelier de arquitetura de Lisboa com sede em Madri (Equipo 4d com Leading and Partner Architect, Samuel Torres de Carvalho). Lá eu aprendi muito e foi muito desmoralizante ir para a universidade já que aprendi 10 vezes mais a cada dia no estúdio Além disso, o trabalho de escritório era muito exigente: Muitas horas, noites viradas, concursos de arquitetura e assim por diante: vida de trabalho de um arquiteto que consumiu todo o meu tempo e motivação, deixando a universidade em 2º lugar e o estúdio como a minha prioridade. Então, eu nunca terminei e eu não me arrependo. Tenho a alma de um arquiteto e sempre terei. Depois de deixar o emprego no escritório de arquitetura, estudei animação 3D, e depois, eu trabalhei em um dos principais estúdios portugueses de visualização de arquitetura 3D. Então arquitetura era, e ainda é, sempre presente na minha vida de uma forma ou de outra. Mesmo hoje eu compartilho um local de trabalho dentro de um estúdio de arquitetura.

Residência S. Mamede / Aires Mateus. Imagem © Ricardo Oliveira Alves

3. Por que você gosta de fotografar arquitetura?

A arquitetura é parte de mim, toda a minha vida de trabalho, 80% envolve arquitetura. Além disso, o privilégio de estar sozinho em um projeto arquitetônico explorando-o, compreendendo-o ... há algo quase espiritual nele. É o tempo que gasto dentro de projetos arquitetônicos que me motiva todos os dias para ser melhor em compreender e interpretar os espaços dos projetos e dos conceitos feitos pelos seus autores. Não há nada como estar em um espaço arquitetônico, por melhor que sejam as fotos de um projeto, nada se compara a estar fisicamente em um espaço arquitetônico, e isso sim, é um privilégio. É um privilégio fazer o que eu amo. Meu objetivo não é fotografar 10 projetos em uma semana, mas fotografar projetos especiais e apreciá-los, para melhor comunicar o que eles têm a dizer, graças a minha mediação visual.

Residência Alcoutins / Guedes Cruz Arquitectos. Imagem © Ricardo Oliveira Alves

4. Qual o seu arquiteto favorito?

Impossível escolher um só, então: Oscar Niemeyer​, Frank Lloyd Wright, John Lautner, Buckminster Fuller, Aalto, Mies, Neutra, Saarinen.

The Wall House / Guedes Cruz Arquitectos. Imagem © Ricardo Oliveira Alves

5. E edifício favorito?

Impossível escolher porque eu tenho que experimentar o edifício para fazer uma seleção e há um grande número de edifícios em que eu nunca estive... Em Portugal há alguns espaços que eu gosto de estar: Gulbenkian, Casa das Histórias da Paula Rego, Serralves ... Eu adoraria visitar as arquiteturas desenvolvidas por Wright, Lautner, Niemeyer e fotografá-los todos !!

The Wall House / Guedes Cruz Arquitectos. Imagem © Ricardo Oliveira Alves

6. Como você trabalha?

Eu trabalho sozinho! Sou eu, o espaço e a câmera em um tripé. Depois de filmar, eu seleciono as fotos para o cliente e então corrijo as cores e edito alguns detalhes que os clientes normalmente pedem que eu faça. Depois disso, Carlos, que trabalha comigo, começa a publicar o trabalho em revistas em todo o mundo e na web porque o fotógrafo é o embaixador dos projetos de arquitetura, é ele quem espalha a palavra.

Casa de Chá em Leça / Alvaro Siza. Imagem © Ricardo Oliveira Alves

7. Qual tipo de equipamento e software que você utiliza? 

Meu equipamento é uma Nikon, D800e com lente 14-24mm. Para software eu uso Bridge, Lightroom, Photoshop, after effects e premiere para Archilapse.​

Residência em Estoril / Ricardo Moreno Arquitectos. Imagem © Ricardo Oliveira Alves

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Watkins, Katie. "Fotografia e Arquitetura: Ricardo Oliveira Alves" [Architectural Photographers: Ricardo Oliveira Alves] 04 Mar 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/783145/fotografos-de-arquitetura-ricardo-oliveira-alves> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.