Maria Arminda Arruda: Metrópole e cultura

Nossos parceiros da Escola da Cidade compartilharam conosco o vídeo de uma palestra com a socióloga da área da cultura Maria Arminda Arruda, que fala sobre seu mais recente livro: “Metrópole e Cultura: São Paulo no meio do século XX”.

O livro trata da modernidade e da formação histórica na cidade de São Paulo em torno dos anos 1940. Com uma preocupação em relação às questões das expressões mais avançadas da cultura moderna, Maria Arminda comenta sobre aquilo que era mais sintomático no período e caracteristicamente ligado às transformações da metrópole.

"Nós sabemos que quem trabalha nas ciências sociais – e a arquitetura é uma ciência social – não se desprende de perguntas que fazemos para nós mesmos em função de questões nas quais se mesclam problemas que são muito próprios a cada um com questões de cunho intelectual."  (Maria Arminda Arruda)

Maria Arminda Arruda é socióloga da área da cultura. Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo, Mestrado e Doutorado em Sociologia pela Universidade de São Paulo. É professora titular de Sociologia da Universidade de São Paulo desde 2005. Livre-Docente na área de Sociologia, com ênfase em sociologia da cultura, história social dos intelectuais, da literatura e das artes; sociologia da comunicação de massas; teoria sociológica. Atualmente é Pró-Reitora de Cultura e Extensão Universitária da Universidade de São Paulo (2010-) e Membro do Comitê Institucional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (Anpocs). Foi Chefe do Departamento de Sociologia (2005-2008), Coordenadora da Pós-Graduação em Sociologia(2000-2004), Representante da área de Ciências Humanas no Conselho Técnico Científico do CAPES(1998-2001), Secretária Executiva da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (Anpocs) (2005-2008), Representante da Área de Sociologia junto a CAPES(1997).

Via Escola da Cidade

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Maria Arminda Arruda: Metrópole e cultura" 06 Mar 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/783128/maria-arminda-arruda-metropole-e-cultura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.