O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Projeto da Estação Comandante Ferraz é oficialmente lançado na Antártica

Projeto da Estação Comandante Ferraz é oficialmente lançado na Antártica

Projeto da Estação Comandante Ferraz é oficialmente lançado na Antártica
Projeto da Estação Comandante Ferraz é oficialmente lançado na Antártica , Cortesia de Estúdio 41
Cortesia de Estúdio 41

O projeto da Estação Antártica Comandante Ferraz foi oficialmente lançado hoje em um evento que aconteceu no continente antártico com a presença do Ministro da Defesa do Brasil, Aldo Rebelo. O projeto foi desenvolvido pelo escritório de arquitetura curitibano Estúdio 41, vencedor de concurso nacional promovido pelo IAB.

Pensado como um abrigo para os cientistas frente ao clima antártico, os edifícios propostos serão implantados de acordo com a topografia da Península Keller e as necessidades de preservação das áreas de vida animal e vegetal do entorno, entre outros fatores, e de modo a minimizar os impactos na natureza.

Cortesia de Estúdio 41 Cortesia de Estúdio 41 Cortesia de Estúdio 41 Cortesia de Estúdio 41 + 6

O edifício principal da nova estação terá uma área total de 4.500 m² e as unidades isoladas, como as torres de energia eólica e a área para helicópteros, somarão outros 500 m². Os setores funcionais estão organizados em blocos: o superior abriga os camarotes, áreas de serviço e o jantar/estar; ao bloco inferior, foram incorporados os laboratórios e as áreas de operação e manutenção – este mesmo bloco abriga as garagens e o paiol central, localizados em nível mais baixo. Por fim, um bloco transversal no mesmo nível dos laboratórios receberá os usos social e de convívio, com estrutura de vídeo/auditório, lan house, sala de reuniões/videoconferência e biblioteca.

Cortesia de Estúdio 41
Cortesia de Estúdio 41

Quando implantados, os blocos principais – em conjunto com cafangoria, heliponto, garagem e tanques de combustíveis – definirão uma praça de logística ao norte do complexo principal. A implantação é completada com as plantas de painéis fotovoltaicos, também ao norte, e de turbinas eólicas VAWT a sudoeste. Serão 18 laboratórios internos, além de sete unidades isoladas para pesquisas de meteorologia e da atmosfera, com capacidade para abrigar 64 pessoas.

A nova estação será construída até 2018, no mesmo local que a anterior, com uma área total de 3,2 mil metros quadrados em módulos que serão enviados do Brasil.

FICHA TÉCNICA

  • Autores: Emerson Vidigal , Eron Costin, Fabio Henrique Faria, Arq. Dario Corrêa Durce e João Gabriel Moura Rosa Cordeiro (ESTÚDIO 41).
  • Consultores: Arq. Guido Petinelli, Conforto e Energia; Eng. Mecânico Eduardo Brofman, Conforto e Energia; Eng. Eduardo Ribeiro, Instalações; Arq. Carlos Garmatter, Segurança e Prevenção Contra Incêndio; Eng. Ricardo Dias, Estruturas; Eng. Bruno Martinez, Conforto e Energia; Eng. Andre Belloni, Conforto e Energia; Eng. Josiele Patias, Geotecnia.
  • Colaboradores: Arq. Moacir Zancopé Jr., Martin Goic, Fernando Moleta, Alexandre Kenji, Rafael Fischer.
  • Projetos Executivos de Engenharias: AFAconsult ; Estruturas: Rui Furtado, Filipe Arteiro; Geotecnia: Rui Furtado, Filipe Arteiro, Filipe Afonso; Instalações hidrossanitárias: Paulo Silva, Alexandra Vicente; Sistemas Mecânicos: Marco Carvalho, Isabel Sarmento, Tiago Teixeira; Instalações Elétricas: Raul Serafim, Luis Oliveira; Telecomunicações: Raul Serafim, Luis Oliveira; Segurança contra Incêndio: Maria da Luz Santiago; Resíduos Sólidos: João Oliveira; Acústica: Octávio Inácio.

1º Lugar Concurso Internacional Estação Antártica Comandante Ferraz / Estúdio 41

Sobre este autor
Romullo Baratto
Autor
Cita: Romullo Baratto. "Projeto da Estação Comandante Ferraz é oficialmente lançado na Antártica " 29 Fev 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/782932/projeto-da-estacao-comandante-ferraz-e-oficialmente-lancado-na-antartica> ISSN 0719-8906