O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Concursos
  3. Ikea Foundation lança concurso em busca de soluções que melhorem a vida de refugiados

Ikea Foundation lança concurso em busca de soluções que melhorem a vida de refugiados

Ikea Foundation lança concurso em busca de soluções que melhorem a vida de refugiados
Ikea Foundation lança concurso em busca de soluções que melhorem a vida de refugiados, via whatdesigncando.com
via whatdesigncando.com

Contribuir com soluções inovadoras para a integração de refugiados em contextos urbanos é o objetivo do concurso lançado por três entidades: a Ikea Foundation, o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) e a plataforma holandesa What Desing Can Do For You. A ideia é que arquitetos e designers de todo o mundo desenvolvam projetos que abordem este tema.

De acordo com o ACNUR, mais de 60% dos quase 20 milhões de refugiados de todo o mundo vive em áreas urbanas — e este é um número em constante crescimento. A integração e acomodação destas pessoas é um problema “demasiado complexo” para que governantes e organizações humanitárias o resolvam sozinhos. Em 2013, a empresa sueca de mobiliário anunciou a produção de um abrigo para refugiados, mais resistente do que as tendas tradicionais, também em parceria com o ACNUR.

Quase três anos depois, o desafio é tentar perceber o que o design pode fazer por estes milhões de pessoas. “O design é uma ferramenta fantástica para tornar as coisas melhores. Vamos usá-lo para algo mais do que apenas fazer coisas”, disse o responsável pelo design do Ikea, Marcus Engman.

Os projetos devem abordar alguns dos problemas que os refugiados enfrentam — alojamento, integração ou desenvolvimento pessoal —, não existindo limites ou enquadramento na aplicação prática do design. 

As inscrições para o concurso de ideias estão abertas até 1 de maio e as cinco soluções vencedoras serão apresentadas a 1 de julho, em Amesterdã. Cada um dos projetos pode receber até 10 mil euros em financiamento, além de “apoio especializado para tornar as suas ideias em planos viáveis e protótipos funcionais”, segundo o site da Ikea Foundation.

Via Público

Sobre este autor
Romullo Baratto
Autor
Cita: Romullo Baratto. "Ikea Foundation lança concurso em busca de soluções que melhorem a vida de refugiados" 02 Mar 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/782930/ikea-foundation-lanca-concurso-em-busca-de-solucoes-que-melhorem-a-vida-de-refugiados> ISSN 0719-8906