Ikea Foundation lança concurso em busca de soluções que melhorem a vida de refugiados

Contribuir com soluções inovadoras para a integração de refugiados em contextos urbanos é o objetivo do concurso lançado por três entidades: a Ikea Foundation, o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) e a plataforma holandesa What Desing Can Do For You. A ideia é que arquitetos e designers de todo o mundo desenvolvam projetos que abordem este tema.

De acordo com o ACNUR, mais de 60% dos quase 20 milhões de refugiados de todo o mundo vive em áreas urbanas — e este é um número em constante crescimento. A integração e acomodação destas pessoas é um problema “demasiado complexo” para que governantes e organizações humanitárias o resolvam sozinhos. Em 2013, a empresa sueca de mobiliário anunciou a produção de um abrigo para refugiados, mais resistente do que as tendas tradicionais, também em parceria com o ACNUR.

Quase três anos depois, o desafio é tentar perceber o que o design pode fazer por estes milhões de pessoas. “O design é uma ferramenta fantástica para tornar as coisas melhores. Vamos usá-lo para algo mais do que apenas fazer coisas”, disse o responsável pelo design do Ikea, Marcus Engman.

Os projetos devem abordar alguns dos problemas que os refugiados enfrentam — alojamento, integração ou desenvolvimento pessoal —, não existindo limites ou enquadramento na aplicação prática do design. 

As inscrições para o concurso de ideias estão abertas até 1 de maio e as cinco soluções vencedoras serão apresentadas a 1 de julho, em Amesterdã. Cada um dos projetos pode receber até 10 mil euros em financiamento, além de “apoio especializado para tornar as suas ideias em planos viáveis e protótipos funcionais”, segundo o site da Ikea Foundation.

Via Público

Se você deseja enviar um concurso ou outro tipo de chamada, por favor use este formulário. As opiniões expressas nesta sessão de oportunidades não refletem necessariamente o ponto de vista do ArchDaily.

Cita: Romullo Baratto. "Ikea Foundation lança concurso em busca de soluções que melhorem a vida de refugiados" 02 Mar 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/782930/ikea-foundation-lanca-concurso-em-busca-de-solucoes-que-melhorem-a-vida-de-refugiados> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.