O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Falece Diogo Seixas Lopes, curador da Trienal de Lisboa

Falece Diogo Seixas Lopes, curador da Trienal de Lisboa

Falece Diogo Seixas Lopes, curador da Trienal de Lisboa
Falece Diogo Seixas Lopes, curador da Trienal de Lisboa, © Enric Vives-Rubio, via Público
© Enric Vives-Rubio, via Público

Faleceu nesta madrugada o arquiteto português Diogo Seixas Lopes,  curador, juntamente com André Tavares, da Trienal de Arquitetura de Lisboa. Lopes tinha apenas 43 anos e foi vítima de um câncer no cérebro. A notícia é do jornal português Público

Diogo Seixas Lopes nasceu em Lisboa, em 1972, e era licenciado em arquitetura pela Universidade Técnica de Lisboa e doutorado pelo Instituto Federal Suíço de Tecnologia de Zurique (ETH). Foi professor convidado na Universidade de Coimbra e na Universidade de Carleton em Ottawa e foi bolseiro do Centro Canadiano de Arquitetura e da Fundação para a Ciência e Tecnologia. Fez parte da direção do Jornal Arquitetos e foi consultor da Garagem Sul do Centro Cultural de Belém e sócio, com Patrícia Barbas, sua esposa, do escritório Barbas Lopes Arquitetos.

O escritório desenhou edifícios públicos e privados, remodelações, montagens de exposições bem como colaborações com outros arquitetos como Peter Märkli, e em conjunto com Gonçalo Byrne, concluiu a Requalificação do Teatro Thalia em Lisboa, projeto que foi nomeado para os Icon Awards 2012, Designs of the Year 2013 e o Mies van der Rohe Award 2013.

Para o arquitecto Manuel Aires Mateus, seu amigo, era neste momento uma personalidade central na arquitetura em Portugal. "Não só o seu atelier, que mantinha com a mulher, Patrícia Barbas, tinha uma produção muito interessante, cada vez com mais relevância com os projetos mais recentes do Teatro Thalia e da nova torre de Lisboa, como era um homem de grande reflexão em torno da arquitectura", afirma. "Era um dos poucos verdadeiros pensadores da arquitetura em Portugal. Desaparece numa altura em que se lhe abriam todas as portas. Sempre o vi a refletir de uma forma muito intensa e sem concessões. Era verdadeiramente acutilante na sua crítica. Para a arquitetura portuguesa fará muita falta."

Via Público, DN Correio da Manhã

Sobre este autor
Romullo Baratto
Autor
Cita: Romullo Baratto. "Falece Diogo Seixas Lopes, curador da Trienal de Lisboa" 18 Fev 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/782308/falece-diogo-seixas-lopes-curador-da-trienal-de-lisboa> ISSN 0719-8906