Concurso internacional de ideias UNFINISHED: Pavilhão da Espanha na Bienal de Veneza 2016

A proposta de Alejandro Aravena para a Bienal de Arquitetura de Veneza 2016, intitulada "Reporting from the front", convida cada país a compartilhar experiências e momentos de crise pelos quais a arquitetura passou nos últimos anos. A ideia convida à reflexão sobre os erros cometidos a a compartilhar soluções que possam ajudar outros países a antecipar e evitar problemas semelhantes.

Durante o período de crescimento da Espanha, a construção civil se tornou o motor da economia nacional. Hoje, a realidade nos mostra a presença construída e os restos inconcluídos da maior empreitada construtiva da história do país, deixando uma trama de difícil encaixe e grandes volumes parcialmente construídos. 

Intitulada "Unfinished", a mostra do Pavilhão da Espanha para a Bienal de Veneza 2016 pretende refletir sobre as arquiteturas inacabadas, buscando descobrir algumas virtudes que possam ser convertidas em estratégias de projeto. "Unfinished" pretende mostrar especulações criativas sobre a subversão da condição do passada em uma ação contemporânea positiva.

O Pavilhão da Espanha, afim de receber a maior quantidade de exemplos de arquiteturas que respondam a esta temática, promove uma chamada para a seleção de obras construídas para sua exposição, que devem se enquadrar em alguma das categorias a seguir:

INFILL (Inserções) sem fachada

ELEVATIONS (Fachadas) sem terreno

CONSOLIDATE (Consolidar) sem autonomia

PATTERNS (Padrões) sem limites

STRUCTURES (Estruturas) sem revestimentos

DEMOLITIONS (Demolições) sem materiais

GENERIC (Espaços genéricos) sem programa

ADAPTABLE (Adaptáveis) sem permanência

REAPROPRIATION (reapropriações) sem novos espaços

RAW (Estado bruto) sem acabamentos

LOW COST (baixo custo) sem orçamento

COLLABORATIVE (Colaborativo) sem autoria

SUBVERSIVE (Subversivo) sem regras

2 - OBJETO DO CONCURSO

Em paralelo ao processo de seleção de obras construídas, o objeto deste concurso de ideias é a elaboração de um projeto inédito que responda ao argumento levantado pelo Pavilhão da Espanha: "Unfinished".

Poderão se localizar em situações reais ou desenvolver planejamentos genéricos que respondam a circunstâncias reconhecíveis na conjuntura atual.

3 – CONDIÇÕES PARA A PARTICIPAÇÃO

Poderão participar do concurso estudantes de arquitetura e arquitetos que respondam ao argumento do Pavilhão da Espanha na Bienal de Veneza 2016.

4 – PROCESSO E AVALIAÇÃO

O júri será composto pelo comitê científico do Pavilhão da Espanha para a Bienal de Veneza 2016, formado por Santiago de Molina, Jacobo García Germán e Ángel Martínez García-Posada, e também pelos comissários do mesmo, Iñaqui Carnicero e Carlos Quintáns.

Uma vez revisada a documentação entregue pelos participantes, o júri premiará os projetos que passarão a fazer parte da exposição entre maio e outubro deste ano.

O resultado do concurso será divulgado no dia 10 de abril.

5 – DOCUMENTAÇÃO, PRAZO E FORMATO DE ENTREGA

A documentação a ser entregue consiste no material descrito a seguir:

- Um arquivo em formato DIN A4 horizontal, 300 dpi, com o nome 01_lema_proposta. Deve conter ao menos as seguintes informações: memorial que justifique sua relação com o argumento do Pavilhão da Espanha. Uma axonométrica ou sequência de axonométricas da situação inicial e evolução no tempo. Outros desenhos e textos que forem considerados necessários para explicar a propostas.

- Uma sequência animada com o nome 02_lema_animação, de duração máxima de 20 segundos, que reflita sobre a relevância da proposta. 

- Um arquivo com o nome 03_lema_identificação contendo a identificação e os dados de contato do autor ou autores da proposta. 

A data limite para a apresentação de propostas é dia 1 de abril deste ano. As propostas devem ser enviadas até as 23h59 deste dia através do endereço: bienaldevenecia2016@gmail.com.

A apresentação das propostas supõe que a equipe aceita integralmente os termos e condições do edital. 

6 – PRÊMIOS

Foi estabelecido um máximo de 10 prêmios de 1.000 euros cada. Será obrigatória a assistência e apresentação da proposta em Veneza  por, ao menos, um dos autores. O júri poderá, por sua vez, selecionar propostas para a exposição que serão reconhecidas com menção, sem prêmio em dinheiro. 

  • Título

    Concurso internacional de ideias UNFINISHED: Pavilhão da Espanha na Bienal de Veneza 2016
  • Tipo

    Chamada para Concurso de Ideas
  • Website

  • Prazo de envio

    01/04/2016 23:59

Este concurso foi enviado por um leitor do ArchDaily. Se você quer enviar um concurso, chamada de trabalhos ou outra "oportunidade" por favor, use o formulário "Enviar um Concurso". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Concurso internacional de ideias UNFINISHED: Pavilhão da Espanha na Bienal de Veneza 2016" [Concurso de ideas UNFINISHED: Pabellón de España para la Bienal de Venecia 2016 ] 17 Fev 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/782134/concurso-internacional-de-ideias-unfinished-pavilhao-da-espanha-na-bienal-de-veneza-2016> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.