Networked Urbanism, a instalação do "Ecosistema Urbano" na Bienal de Shenzhen

Em exibição até o dia 3 de março deste ano, Ecosistema Urbano apresentou a instalação Networked Urbanism na seção Radical Urbanism da Bi-City Biennale of Urbanism/Architecture de Shenzhen (China), junto a montagens de Radical Temporalities e o trabalho de Santiago Cirugeda, Teddy Cruz e Iwan Baan, entre outros.

Na seção comissariada por Alfredo Brillermbourg e Hubert Klumpner, o escritório espanhol apresentou uma década de projetos pilotos, como o Plan Encarnacion Más, o Plano do Centro Histórico de Asunción e o Projeto Cuenca RED para a reativação do espaço público do Centro Histórico de Cuenca no Equador. Além disto , deixaram à disposição dos visitantes um conjunto de 18 peças de tamanho real da Cadeira Madrid, uma proposta de mobiliário urbano flexível e multiuso desenvolvido originalmente para a Fundación Madrid Global entre 2009 e 2010.

Descrição dos Arquitetos: Entre novembro e dezembro de 2015 nossa equipe passou uma semana em Shenzhen para a Bienal de Arquitetura e Urbanismo de, convidados pelos curadores Alfredo Brillembourg e Hubert Klumpne para participar da seção Radical Urbanism da exposição. O lema desta edição da Bienal era Re-Living the city, uma reflexão sobre o "reuso e reflexão de edifícios existentes, a re-imaginação de nossas cidades, e refazer de nosso cotidiano através do desenho." A localização central do evento foi conectada ao tópico da Bienal: a antiga usina de Dacheng foi transformada em um enorme galpão repleto de ideias e práticas inovadoras de urbanismo, sem esconder seu passado recente de atividade industrial e seu futuro incerto.

© Ecosistema Urbano

Nossa instalação na Bienal mostra uma seleção de projetos pilotos explorando as melhorias urbanas físicas e imateriais, um catálogo crítico de seus contextos urbanos, o entendimento da complexidade urbana e as novas ferramentas desenvolvidas para as enfrentar. A colorida exposição multimídia exibe 10 projetos pilotos, implementados nos últimos 10 anos em diferentes contextos ao redor do mundo, além de uma maquete em escala real de uma proposta de mobiliário urbano.

A instalação Networked Urbanism reflete a metodologia de trabalho, uma visão geral estratégica que desenvolva a curto prazo poderosas intervenções pontuais em lugares específicos e emblemáticos ao invés de estratégias urbanas com grandes recursos e a longo prazo. Os projetos de Ecosistema Urbano capacitam as pessoas e envolvem os cidadãos na transformação tangível dos lugares onde vivem.

© Ecosistema Urbano

A definição e o desenho final da instalação foi um intenso processo de pesquisa e experimentação em escala real para encontrar interações entre design gráfico, comunicação, animação e efeitos óticos. Tentamos mostrar a filosofia comum por trás de cada projeto de maneira bastante visual e comunicativa. Cada projeto piloto é comunicado com um slogan gráfico, sintetizando a natureza da intervenção e sua mensagem, uma referência à cidade onde o projeto é implementado e uma descrição da estratégia urbana geral. 

© Ecosistema Urbano

10 projetos pilotos

Por outro lado, uma seção digital foi anexada à mostra gráfica: 5 dioramas multimídia proporcionam uma representação interessante dos seguintes projetos pilotos: Um jardim de sonhos em Exuma, Plano do Centro Histórico de Asunción, a regeneração urbana do mar Voronezh e o Plano Encarnación Más.

Os outros cinco projetos piloto apresentados nesta instalação são descritos através de curta-metragens exibidos como hologramas. Os vídeos dos projetos Ecobulevard, Air Tree Shanghai, Ecópolis Plaza, Energy Carousel e a intervenção na Escola Febres em Cuenca explicam com hologramas 3D a complexidade destas intervenções, mostrando as diferentes camadas e suas múltiplas configurações e pontos de vista.

© Ecosistema Urbano

Uma maquete

Localizada na parede principal do espaço está a mensagem "Customize public space" (personalize o espaço público), rodeada por desenhos das possíveis configurações da Cadeira Madrid. Na área central da exposição estão 18 peças deste mobiliário flexível e multiuso em roxo e laranja, permitindo aos visitantes interagir e criar seus próprios desenhos.

Conheça os experimentos do escritório espanhol em sua instalação Networked Urbanism aqui.

© Ecosistema Urbano

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Valencia, Nicolás. "Networked Urbanism, a instalação do "Ecosistema Urbano" na Bienal de Shenzhen" [Networked Urbanism, la instalación de Ecosistema Urbano en la Bienal de Shenzhen] 21 Fev 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Santiago Pedrotti, Gabriel) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/782041/networked-urbanism-a-instalacao-de-ecosistema-urbano-na-bienal-de-shenzhen> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.