Como o escritório eslovaco GutGut transformou uma antiga habitação soviética em uma estrutura mais humana

A antiga Checoslováquia é lar de mais habitações pré-fabricadas da era da Guerra Fria que qualquer outro país que fazia parte da União Soviética. Após a queda do bloco político-econômico, algumas destas estruturas foram demolidas, sendo vistas como lembranças de um passado difícil. Apenas em Bratislava, mais de 130 mil pessoas viviam nesses blocos; destruir e substituir essa enorme quantidade de unidades habitacionais teria sido muito caro, então, o escritório eslovaco GutGut teve uma ideia diferente.

Como vemos no vídeo, o escritório renovou e reconfigurou uma dessas torres residenciais, atualizando sua aparência, inserindo espaços comunitários no térreo e criando diferentes tipos de apartamentos. O edifício recuperado se afasta do estigma de estrutura indesejável e proporcional mais opções de habitação aos residentes. Porém, mais que atualizar o estilo, o escritório GutGut mostra que mesmo as estruturas mais desatualizadas podem ser modificadas de modo a atender às necessidades contemporâneas.

Para mais informações sobre o projeto, clique aqui.

Sobre este autor
Cita: Douglass-Jaimes, David. "Como o escritório eslovaco GutGut transformou uma antiga habitação soviética em uma estrutura mais humana" [How Slovakian Firm GutGut Transformed Cold War Housing into a Sleek Modern Structure] 09 Fev 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/781718/como-o-escritorio-eslovaco-gutgut-transformou-uma-antiga-habitacao-sovietica-em-uma-estrutura-mais-humana> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.