Stewart Hollenstein divulga proposta para a biblioteca regional de Varna na Bulgária

O escritório Stewart Hollenstein, de Sydney, foi premiado com menção honrosa no concurso internacional para a nova biblioteca em Varna, Bulgária - um projeto de 17 mil metros quadrados. A proposta foca na rica história da cidade, conhecida por seus jardins públicos, e busca fazer do novo equipamento um centro cultural urbano.

Cortesia de Stewart Hollenstein

Uma série de paisagens empilhadas cria espaços internos e externos que servem tanto ao programa da biblioteca como a atividades cívicas. Um vazio central atravessa todos os níveis, trazendo luz natural, criando perspectivas e auxiliando no sistema passivo de ventilação. Os elegantes vazios criam interessantes espaços de leitura e estudo. 

Há uma clara distinção entre cada pavimento, permitindo que cada espaços evolua de acordo com as demandas que surgirem como o tempo. Um pavimento destinado à área infantil apresenta uma prateleira ondulada, um jardim de aventuras, uma área de redes e belas vistas para o Mar Negro.

Cortesia de Stewart Hollenstein

O piso térreo serve como um espaço de eventos, conectando a biblioteca com a atividade da rua e os edifícios do entorno. Este pavimento foi concebido como um espaço convidativo, com todas as faces da biblioteca ativadas por programas públicos, como por exemplo exposições, conferências, um café e um grande saguão. 

"Bibliotecas precisam de uma legibilidade que permita que o público as utilize intuitivamente. As pessoas devem se sentir à vontade em locais como suas bibliotecas municipais, construídas para que elas relaxem, aprendam e expandam suas estórias", comentou  Felicity Stewart, diretora do escritório Stewart Hollenstein.

O concurso foi organizado pela Prefeitura de Varna e pela Câmara dos Arquitetos da Bulgária. A atual biblioteca está espalhada por seis diferentes edifícios da cidade. O objetivo era reunir todos os livros sob o mesmo teto e, ao mesmo tempo, criar um novo espaço público no centro de Varna.

O vencedor do concurso foi o escritório Architects for Urbanity. sua proposta pode ser vista aqui.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: Overstreet, Kaley. "Stewart Hollenstein divulga proposta para a biblioteca regional de Varna na Bulgária" [Stewart Hollenstein Unveil Their Proposal for the Varna Regional Library ] 03 Fev 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/781363/stewart-hollenstein-divulga-proposta-para-a-biblioteca-regional-de-varna-na-bulgaria> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.