Aplicativo mostra os ambientes digitais criados pelas ondas de rádio em tempo real

Um novo aplicativo para dispositivos móveis criado pelo designer holandês Richard Vijgen visualiza a "infosfera" - uma "rede de redes" interdependentes que é "povoada por entidades informacionais" - em realidade aumentada e em tempo real, transformando nosso ambiente intangível em um mundo abstrato de ondas de energia pulsantes. De acordo com o designer, estamos "completamente cercados por um sistema oculto de cabos de dados e sinais de rádio criado por pontos de acesso, torres de celulares e satélites em órbita". O aplicativo Architecture of Radio funciona "revertendo a natureza do ambiente da 'infosfera', ocultando o visível e revelando a paisagem tecnológica invisível com a qual interagimos através de nossos dispositivos."

© Juuke Schoorl

Nossas vidas digitais, continua Vijgen, depende desses sistemas físicos de comunicação, observação e navegação.

Baseado em conjuntos de dados globais e abertos de torres de celular, Wi-Fi e satélites e em sua localização por GPS, o aplicativo oferece uma visualização em 360° dos sinais em torno  do usuário. O conjunto de dados inclui quase sete milhões de torres de celular, 19 milhões de roteadores Wi-Fi e centenas de satélites.

Nas palavras de Michael Andor Brodeur, o aplicativo é "uma lente inteiramente nova através da qual vemos a realidade de que dependemos diariamente."

© Juuke Schoorl

O aplicativo está disponível para download para iOS e Android. Vijgen também criou uma versão site specific do aplicativo que inclui uma infraestrutura de comunicação com fio.

Sobre este autor
Cita: Taylor-Foster, James. "Aplicativo mostra os ambientes digitais criados pelas ondas de rádio em tempo real" [Mobile App Renders the 'Infosphere' in Realtime to Reveal a Hidden World] 11 Jan 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/779948/aplicativo-mostra-os-ambientes-digitais-criados-pelas-ondas-de-radio-em-tempo-real> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.