Projeto de Santiago Calatrava, Museu do Amanhã é inaugurado no Rio de Janeiro

Santiago Calatrava está comemorando a abertura do Museu do Amanhã esta semana no Rio de Janeiro. O museu, construído no Pier Mauá, possui uma distinta cobertura em balanço que se estende por 75 metros sobre a praça de 7600 metros quadrados do museu e 45 metros para o mar.

"A cidade do Rio de Janeiro está dando um exemplo ao mundo de como recuperar os espaços urbanos de qualidade através de uma intervenção drástica e a criação de equipamentos culturais, como o Museu do Amanhã e do novo Museu de Arte", disse Santiago Calatrava. "Esta visão nos levou, em nossos primeiros projetos, a propor a adição de uma praça em frente ao Museu. A praça cria um espaço urbano mais coeso e reflete uma maior transformação no entorno. "

© Bernard Lessa

Jardins, ciclovias, áreas de lazer e espelhos d'água cercam o museu de 18 metros de altura, oferecendo novos serviços ao público e dando a sensação de que o edifício está flutuando sobre a água.

© Bernard Lessa

"A ideia é que o edifício seja reconhecido como etéreo, quase flutuando sobre o mar, como um navio, um pássaro ou uma planta. Devido à natureza mutável das exposições, nós introduzimos uma estrutura arquetípica dentro do edifício. Esta simplicidade permite a versatilidade funcional do Museu, capaz de acomodar conferências ou agir como um espaço de pesquisa", disse Calatrava.

© Thales Leite

O espaço de exposição permanente está alojado no último pavimento do edifício. Ele apresenta uma cobertura com 10 metros de altura que emoldura a vista panorâmica da Baía de Guanabara.

© Bernard Lessa

Fique ligado para ver o projeto completo, em breve, no ArchDaily Brasil.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Rosenfield, Karissa. "Projeto de Santiago Calatrava, Museu do Amanhã é inaugurado no Rio de Janeiro" [Santiago Calatrava's Museum of Tomorrow Opens in Rio de Janeiro] 17 Dez 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Delaqua, Victor) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/779008/projeto-de-santiago-calatrava-o-museu-do-amanha-e-inaugurado-no-rio-de-janeiro> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.